• Carregando...

Os eleitores de Nashville, no Tennessee, recusaram nas urnas, nesta quinta-feira (23), uma medida teria feito da cidade a maior cidade dos Estados Unidos que exigiria que assuntos governamentais só fossem ser tratados na língua inglesa. Depois de contados os votos de todas as mesas de votação, resultados extraoficiais indicaram que a emenda, chamada "Só Inglês", foi derrotada por 41.752 votos a 32.144.

Os defensores da medida disseram que o uso de apenas uma língua unificaria a cidade e economizaria dinheiro, mas dirigentes empresariais, acadêmicos e o prefeito consideraram que a emenda atrapalharia a reputação da cidade. Medidas similares têm sido aprovadas em outras localidades dos Estados Unidos.

O resultado da votação significa que a cidade de quase 600 mil habitantes se recusou em tornar-se a maior dos Estados Unidos que proíbe a tradução de comunicados, escritos ou falados, para os residentes que falem pouco ou nenhum inglês.

O principal promotor da emenda, o vereador Eric Crafton, explicou que a intenção era unir Nashville e evitar os grandes gastos com serviços de tradução que atingem cidades como Nova Iorque e Los Angeles. Ele propôs a emenda "Só Inglês" em 2006 e a levou a votação após uma campanha.

O prefeito Karl Dean e o governador Phil Bredesen, bem como empresários, acadêmicos e dirigentes religiosos, argumentaram que a medida prejudicaria a imagem acolhedora da cidade, o turismo e a chegada de novas empresas. Além disso, colocaria em risco os fundos federais destinados a diversos serviços na cidade. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]