• Carregando...

A nave não tripulada japonesa Kounotori III (HTV3), carregada com 4,6 toneladas de provisões, se acoplou com sucesso neste sábado (28) à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), informou a Agência Espacial Japonesa (JAXA).

O astronauta japonês Akihiko Hoshide, que se encontra a bordo da ISS desde 17 de julho, será o responsável por abrir a escotilha e entrar na nave para descarregar comida, roupas e instrumentos de pesquisa.

Entre os aparelhos levados pela nave estão cinco pequenos satélites que serão postos em órbita desde a ISS.

A Kounotori III ("Cegonha branca III"), o terceiro veículo de carga que a JAXA envia ao espaço, foi lançada a bordo do foguete japonês H-2B em 21 de julho desde o centro espacial da ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sul).

A nave alcançou a ISS após orbitar a uma altura de 400 quilômetros controlada desde o centro espacial da JAXA, em Tsukuba, na província de Ibaraki (centro).

A nave foi acoplada à ISS mediante um braço robótico operado pela tripulação da estação, entre os quais, além de Hoshide, estão o russo Yuri Malenchenko e a americana Sunita Williams, que chegaram à estação na nave russa Soyuz TMA-05M junto ao astronauta japonês.

A nave será carregada com resíduos da estação e se desajustará dela no dia 7 de setembro para retornar à Terra e desintegrar-se assim que entrar na atmosfera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]