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Atualizado em 18/1/2007 às 13h06

Um navio fretado pela empresa CVC com 1.600 passageiros a bordo - a maioria brasileiros em férias - está encalhado no meio do rio da Prata, na Argentina, desde o início da noite desta quarta-feira.

A embarcação é o Sky Wonder, um navio de luxo que conta com piscina e até pista de cooper. A viagem custou até US$ 1.680 por pessoa na cabina mais luxuosa. A assessoria de imprensa da CVC informou que deve divulgar na tarde desta quinta-feira os nomes dos passageiros.

A empresa divulgou um comunicado (leia na íntegra) afirmando que a situação a bordo é normal e que ainda nesta quinta-feira o navio deve seguir viajando como previsto.

A central da CVC em Curitiba informou por telefone que não é possível, neste momento, saber se o pacote de viagem foi vendido na cidade. "Temos que fazer um levantamento em todas as lojas de Curitiba. Dá trabalho e leva um tempo", disse um funcionário.

Passageiros que escreveram e-mails descrevem momentos de tensão e reclamam da falta de informações. A CVC diz que não há risco para os passageiros nem danos na estrutura do navio. Diz ainda que os brasileiros serão desembarcados ainda nesta quinta-feira com a ajuda de pequenas embarcações e devem passar o dia em Buenos Aires.

A situação, no entanto, é bem diferente da prometida no site que anuncia a viagem: "Tendo o mar como horizonte, pessoas felizes ao redor e a certeza de que viver é bom demais", diz a propaganda.

Passageiro relata tensão

O passageiro brasileiro João Arcy Q. Marinheiro descreveu em e-mail o que está ocorrendo dentro do Sky Wonder.

"Somos aproximadamente 1600 passageiros brasileiros e desde ontem (quarta-feira, 17/01), por volta das 19h locais, estamos encalhados a 3 Km do porto de Buenos Aires, no Rio da Prata. O navio está adernado, causando grande desconforto aos passageiros. Nenhuma informação ou esclarecimento foi dada aos passageiros. Apenas por volta das 21 horas [de quarta-feira] informaram que o navio estava impedido de navegar por questões climáticas.

Como pudemos notar, Buenos Aires e região encontram-se em perfeitas condições meteorológicas, portanto estamos desinformados e preocupados, pois não foram capazes de esclarecer a real situação, omitindo o fato de o navio ter encalhado. Há mais de 10 horas, três rebocadores tentam puxar o navio de volta para o canal, pois o comandante português Augusto Moita, errou o traçado, devidamente sinalizado por bóias iluminadas, e encontrou um banco de areia."

João Arcy Marinheiro diz ainda que um dos passageiros do grupo sentiu-se mal e dirigiu-se ao ambulatório do navio. "Após constatado que realmente a situação coronária do passageiro poderia se agravar, foi resolvido pelo médico de bordo o seu desembarque. O passageiro foi desembarcado em um barco na Prefeitura Naval de Buenos Aires."

A partir desse momento os amigos do passageiro - cujo nome não foi divulgado - passaram por momentos de tensão, pois ficaram horas sem informações sobre seu estado de saúde. Somente horas depois souberam que ele passava bem e se encontrava em observação, mas a custa de muito esforço.

"Após seis horas de tentativas frustradas perdemos a paciência e resolvemos por meios próprios tentar saber do passageiro. Com o auxílio de um celular e um notebook, conseguimos contato com o passageiro e finalmente tivemos a notícia de que não estava morto, apenas em observação", narra João Arcy em seu e-mail.

Passageira diz que está sem notícias

Uma outra passageira também entrou em contato por e-mail para narrar o que ocorre dentro do Sky Wonder. A paulistana Daniela Fechio, de 31 anos, diz que o navio saiu de Buenos Aires às 18h30 de ontem (quarta-feira) rumo a Punta del Leste, no Uruguai.

"Percebemos que estávamos encalhados por volta de 20h, mas nenhuma informacao foi dada até as 23h. Neste momento, durante um show de tango, a sra. Thais Sanchez nos disse que devido ao tempo ruim não tínhamos autorização para navegar e que em no máximo 90 minutos sairíamos", descreve Fechio.

Ela conta ainda que não dormiu durante a noite devido a inclinação do navio e o barulho. Na manhã de hoje (quinta-feira), houve um novo comunicado da sra. Sanchez.

"Ela anunciou pelo interfone aos passageiros que devido ao forte vento e correntes marítimas a parte dianteira do navio está encalhada na lama, mas que isto não representa perigo aos passageiros."

Fechio reclama, em seu e-mail, da falta de informações aos passageiros. "Quase 12 horas depois de encalharmos, a primeira manifestação era de notícias velhas. E nenhum plano de ação foi divulgado. Estamos em clima de especulacao. Ninguém sabe como sairemos daqui. Estamos todos bem, há comida, água, música, TV, mas estamos sem informação."

Outro lado

O assessor de imprensa da CVC, Paulo Figueiredo, disse que o navio encalhou "porque bateu uma rajada de vento muito forte que o desviou da rota -e fez o Sky Wonder parar num banco de lama".

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