• Carregando...
Lula conversa com uma criança em "El Diluvio", comunidade em Zulia, na Venezuela: Para Lula, ONU está enfraquecida e é preciso “mudar os interlocutores” | Juan Barreto / AFP Photo
Lula conversa com uma criança em "El Diluvio", comunidade em Zulia, na Venezuela: Para Lula, ONU está enfraquecida e é preciso “mudar os interlocutores”| Foto: Juan Barreto / AFP Photo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (16) a reforma no Conselho de Segurança da Organizações das Nações Unidas (ONU) como uma das soluções para o conflito entre Israel e Hamas e disse que nenhum dos lados tem razão.

Em entrevista na Venezuela, Lula falou em "insanidade" ao se referir a pessoas "que tomam decisões de atirar em gente inocente" e disse que, quando "as pessoas entendem que podem se dar o direito de atirar nos outros, todos perdem a razão. Nem Hamas, nem Israel têm razão".

"O que precisa é que ali haja paz porque o povo palestino lutou muito tempo para construir seu Estado para viver mais e melhor, e não para morrrer, como está ocorrendo."

Para o presidente a ONU está "enfraquecida e debilitada". "Há 15 anos, tem gente pedindo que seja mudado o funcionamento do Conselho de Segurança, se coloque mais países representando mais continentes e que as decisões sejam cumpridas, porque senão a ONU vai se desmoralizando as olhos da opinião pública. [O conselho] tem uma posição contra a guerra do Iraque, os Estados Unidos invadem. Tem posição pela paz em Israel, e Israel continua o conflito com Hamas", disse.

Segundo Lula, é preciso "mudar os interlocutores". "Não pode ser apenas os Estados Unidos ou um outro país apenas. É necessário que haja mais países participando e a primeira coisa que temos que fazer é que sejam resolvidos os conflitos internos. A Autoridade Palestina não pode negociar a paz se o Hamas não concorda com a paz. É preciso construir a unidade tanto em Israel quanto na Palestina para poder construir a paz envolvendo todos os países que sejam necessários."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]