| Foto: Pixabay

A Copa do Mundo termina neste final domingo, quando a França, uma tradicional força do futebol mundial, e uma surpreendente Croácia se enfrentam em Moscou para definir quem será o campeão. Os gauleses querem repetir a história, 20 anos depois do título conquistado em 1998. E os croatas, que estão fazendo a melhor campanha da história, sonham em entrar no seleto grupo dos campeões mundiais.

CARREGANDO :)

E, apesar de a Fifa não querer misturar futebol com política, pelo menos em três vezes isto ficou evidente na Rússia: nas comemorações da vitória da Suíça contra a Sérvia, na primeira fase; após a vitória da Croácia contra a anfitriã Rússia, nas quartas de final; e nas equipes francesa e belga, que estão entre as quatro melhores do mundo e são, em boa parte, formadas por imigrantes ou filhos de imigrantes.

Croácia: Ucrânia e neonazismo

Uma polêmica envolveu a Croácia, país que fez parte da ex-Iugoslávia. Após a vitória, por pênaltis, contra a Rússia, nas quartas de final, o zagueiro croata Domagoj Vida – autor de um dos gols e o observador técnico, Ognjen Vukojevic, postaram um vídeo em que diziam: “Viva à Ucrânia”. Este acabou sendo expulso da delegação croata. Os dois jogaram juntos pelo Dínamo de Kiev, um time popular da capital ucraniana.

Publicidade

O vídeo foi encarado como uma provocação à Rússia, que não tem relações muito amigáveis com a Ucrânia. No final de 2013, o então presidente da Ucrânia, Victor Yanukovych anunciou a decisão de não assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia, preferindo dar prioridade ao relacionamento com a Rússia. 

Milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra a decisão do governo de Kiev. A repressão foi violenta. Mais de cem pessoas foram mortas e outras 1.200 ficaram feridas. A revolta se agravou no início do ano seguinte, forçando-o a fugir em fevereiro para a Rússia. 

Dias depois, o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão da península da Crimeia com a intenção de proteger os russos étnicos que viviam na região. Um “referendo” patrocinado pelos russos garantiu a integração da região à Federação Russa. O resultado foi condenado pela comunidade internacional. 

Ao mesmo tempo, os russos fornecem pessoal, recursos financeiros e materiais bélicos a rebeldes pró-Rússia no Leste da Ucrânia. Apesar de iniciativas diplomáticas e sanções econômicas à Rússia, o conflito continua. 

Publicidade

Mas a polêmica em que Vida e Vukolevic se envolveram não parou por aí. Eles foram acusados de serem simpatizantes de movimentos nazifascistas no Leste Europeu. O slogan “Glória à Ucrânia” foi usado nos anos 1930 como símbolo de resistência à União Soviética por grupos como a Organização dos Nacionalistas Ucranianos, uma organização antissemita e que flertava com o nazismo. E, durante um curto período de tempo, entre 1941 e 1945, um regime de extrema-direita, apoiado por Hitler, dominou a Croácia. 

Albânia e Kosovo não estão na Copa, mas dão o que falar

Dois países que nunca estiveram em uma Copa do Mundo estiveram no centro da polêmica da vitória da Suíça sobre a Sérvia por 2 a 1: a Albânia e o Kosovo. Os gols suíços foram marcados por Shaqiri e Xhaka, que comemoraram fazendo o sinal da águia, o símbolo da bandeira albanesa. Isto irritou muito os sérvios, que consideraram o gesto como uma provocação. 

Shaqiri e Xhaka têm raízes no Kosovo, um país que proclamou a independência da Sérvia em 2008, apesar desta não reconhecê-la. O primeiro e a família do segundo, ambos da etnia albanesa, fugiram da guerra que se seguiu à fragmentação da ex- Iugoslávia, nos anos 90. A minoria albanesa-kosovar foi muito perseguida a partir dessa época. 

A Sérvia instituiu uma nova Constituição em 1989, revogando a autonomia do Kosovo. A reação da região veio pouco tempo depois. Os líderes albaneses organizaram um referendo em 1991 que declarou a independência do país. Ninguém a reconheceu. A Sérvia, então, adotou medidas repressivas contra a minoria, causando profundas revoltas. 

A situação piorou em 1998, quando a Sérvia realizou uma brutal campanha na região. Massacres e expulsões de pessoas foram a marca desse período. Pelo menos 800 mil pessoas da etnia albanesa foram obrigadas a fugir, entre elas Shaqiri e a família de Xhaka. 

Publicidade

A diplomacia fracassou ao tentar levar a paz à região. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi obrigada a intervir militarmente na região em 1999. Os sérvios foram obrigados a retirar suas forças militares e policiais da região. No mesmo ano, as Nações Unidas passaram a administrar o território, enquanto não havia uma definição sobre a situação do território. 

Negociações para definir a situação de Kosovo começaram em 2005, mas não houve um consenso entre a Sérvia e o Kosovo. Em 2007, as Nações Unidas emitiram um relatório dando aval para a independência. Ela foi proclamada no ano seguinte. Mas a Sérvia não deixou por menos: questionou a legalidade do ato no Tribunal Internacional da Justiça. A decisão a favor do Kosovo veio em 2010. 

Apesar de ser reconhecido por mais de 110 países, a Sérvia continua rejeitando a independência da ex-província. Negociações intermediadas pela União Europeia, desde 2013, tentam por fim ao impasse. A intenção é que a minoria sérvia possa ter sua própria polícia e tribunais. Mas o acordo depende da ratificação pelo parlamento dos dois países. 

Os filhos de imigrantes que movem a Bélgica e a França

Os grupos anti-imigração vêm ganhando força na Europa e ajudaram a colocar movimentos populistas no poder em vários países do continente, entre eles a Itália. Mas uma realidade que a Copa mostrou é que dois dos países que chegaram à etapa final da Copa do Mundo — a França e a Bélgica — são reforçados por filhos de migrantes. 

Publicidade

A seleção belga, pilotada pelo técnico espanhol Roberto Martinez, tem dez jogadores que são filhos de imigrantes do Congo, Marrocos, Portugal, Martinica, Mali, Sérvia e Kosovo. Entre eles, está Lukaku, o craque do time, e que já marcou quatro gols. 

Os imigrantes só deram um toque a mais para a multiculturalidade belga. O país tem três línguas oficiais. Ao Norte, na região de Flandres, se fala o holandês. Ao Sul, na Valônia, o francês. E em uma pequena parte do Leste predomina o alemão. 

Lukaku, o craque da Bélgica, é filho de congoleses 

A França, que neste domingo disputa o título mundial contra a Croácia, vai além da Bélgica. Dos 23 jogadores convocados pelo técnico Didier Deschamps, apenas quatro não são filhos de imigrantes. A maioria dos jogadores tem pais que vieram da África ou de outros países da Europa.

É uma situação que vem se expandindo desde 1998, quando a França conquistou seu primeiro título mundial. Naquela ocasião, o algoz do Brasil foi o craque Zinedine Zidane, filho de argelinos.

Publicidade

Apesar do sucesso nas quatro linhas, tem político francês se incomodando com essa situação. Marine Le Pen, líder do partido Frente Nacional (direita nacionalista) e candidata derrotada à presidência em 2017, diz que não se sente representada por essa equipe.