• Carregando...

O ex-ministro de Finanças de Israel Benyamin Netanyahu, rival do premier Ariel Sharon, anunciou nesta terça-feira que vai competir pela liderança do Partido Likud, que governa o país em coalizão, e pretende tentar substituir Sharon como primeiro-ministro.

Netanyahu já foi premier e lidera os rebeldes do Likud, opositores de várias das atuais políticas do governo. Ele disse que pretende derrubar Sharon da liderança do partido ainda neste ano. A divergência mais acirrada e que levou Netanyahu a deixar o governo foi ao recém-cumprido plano de retirada dos assentamentos da Faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia.

- O Likud precisa de liderança, que vá reparar o dano e trazer vitória - disse Netanyahu, numa entrevista coletiva. - Acredito que posso fazer isso e vou concorrer à liderança do Likud e ao cargo de primeiro-ministro.

Observadores dizem que Netanyahu tem maioria no Comitê Central do partido, com o que poderia vencer Sharon nas próximas eleições primárias. As primárias devem ser convocadas para novembro, 60 dias depois de uma reunião do comitê prevista para setembro. As primárias abririam caminho para eleições gerais muito antes do esperado, que era novembro de 2006.

A maioria dos israelenses foi favorável ao desmantelamento das 21 colônias de Gaza e de quatro das mais de 120 da Cisjordânia, concluída na semana passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]