• Carregando...
Sylvia Day |
Sylvia Day| Foto:

A editora St. Martin’s Press está apostando alto na premissa de que os americanos continuam ávidos por literatura romântica.

A editora concordou em pagar um adiantamento surpreendente de mais de US$ 10 milhões a Sylvia Day, autora do gênero, por seus próximos dois livros.

As obras, de uma série intitulada "Blacklist", vêm após a série "Crossfire", da mesma autora, que já vendeu mais de 13 milhões de cópias desde que foi lançada, em 2012.

Títulos de erotismo e romance, especialmente a trilogia "Cinquenta Tons de Cinza", de E.L. James, publicada nos Estados Unidos em 2012, tiveram o efeito de arrancar temporariamente as editoras do marasmo em que se encontravam.

Milhões de pessoas que não leem livros românticos devoraram as histórias explícitas de James sobre o relacionamento entre um rico empresário dominador e uma jovem insegura e submissa de idade universitária.

A Random House, cuja divisão Knopf Doubleday publicou "Cinquenta Tons", anunciou lucros recordes em 2012. A Barnes & Noble teve resultados excepcionalmente bons em agosto desse ano e citou a trilogia como importante fonte de receita.

Sylvia Day, 40, é romancista profissional há dez anos, mas alcançou o sucesso em parte graças ao efeito da trilogia de James, que levou os leitores da série a sair em busca de livros semelhantes.

As vendas imensas que se seguiram —e a inclusão dos livros de "Cinquenta Tons" na lista dos mais vendidos do "New York Times"— chamaram a atenção de outras editoras, que começaram a disputar o acesso a Day.

Jennifer Enderlin, publisher da St. Martin’s, disse que é admiradora do trabalho de Sylvia Day desde 2006, mas só procurou a autora no ano passado.

Sylvia Day contou: "Nos sentamos para tomar um drinque e ela me disse: ‘Deixe eu dizer desde já: quero publicar suas obras’".

Day rejeita a insinuação de que seu sucesso pode ser atribuído principalmente às vendas enormes de "Cinquenta Tons" e ao grande interesse pelo gênero romântico em 2012.

"A maioria dos leitores diz que não está lendo livros românticos", explicou, falando de seus próprios livros. "Para eles, são histórias, nada mais."

A série "Blacklist" é a história de um jovem casal de Manhattan e os altos e baixos de seu relacionamento. A nova série será lançada no início de 2015.

Alguns editores presumem um novo boom de livros de romantismo quando for lançada a versão cinematográfica de "Cinquenta Tons", em 2015.

Embora "Cinquenta Tons" e a série "Crossfire" tenham provado que existe um grande público para livros de romance ou erotismo, as livrarias que se beneficiaram do boom de vendas especulam que esses leitores já podem ter mudado de gosto.

Carolyn Anbar, compradora da Watchung Booksellers, de Nova Jersey, disse que os consumidores se apressavam a levar "Cinquenta Tons" em edições de capa mole em 2012, mas que as vendas diminuíram desde então.

Para Enderlin, os livros de Susan Day transcendem categorizações. "Estou apostando alto que ela será uma autora que será descrita como sendo de grande público, como James Patterson ou Janet Evanovich."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]