Em uma aula da Apple, o controle remoto com três botões da TV da empresa é comparado ao da Google TV, que possui 78 botões| Foto: Kevork Djansezian/getty images

Talvez a Apple seja a única empresa de tecnologia no planeta que ousa se comparar a Picasso.

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Em uma aula no programa de treinamento interno da empresa, a chamada Universidade Apple, o instrutor comparou as 11 litografias da série "O Touro", de Picasso, à maneira com que a Apple cria seus smartphones e outros dispositivos. Sua intenção era salientar que os designers da Apple buscam o máximo de simplicidade, assim como Picasso eliminava detalhes para criar uma obra de arte.

Steven P. Jobs fundou a Universidade Apple como um meio para inculcar nos funcionários a cultura de negócios da Apple e instruí-los sobre sua história, sobretudo como a empresa cresceu.

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Os cursos não são obrigatórios, apenas recomendados, porém têm alta demanda por parte de novos funcionários.

Em geral, os funcionários da Apple não devem falar publicamente sobre a empresa, nem sequer nas aulas. No entanto, três funcionários que frequentaram as aulas concordaram em falar sob condição de manter o anonimato. Eles disseram que o programa, iniciado em 2008, é uma reflexão sobre a Apple e a imagem que ela apresenta ao mundo. Como qualquer produto da Apple, ele é meticulosamente planejado.

"Até o papel higiênico nos banheiros é formidável", disse um dos funcionários.

Os quadros fixos em tempo integral da universidade, incluindo instrutores, redatores e editores, criam os cursos e os ministram.

Alguns de seus membros vieram de universidades como Yale, Harvard, Stanford, MIT e da Universidade da Califórnia.

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Alguns cursos abrangem estudos de casos sobre decisões de negócios da Apple, relatou um dos funcionários, incluindo aquele para tornar softwares do iPod e do iTunes compatíveis com o sistema operacional Windows da Microsoft. Isso levou ao crescimento explosivo do tocador de música e da iTunes Store.

Randy Nelson, que antes trabalhava no estúdio de animação Pixar, cofundado por Jobs, é um dos professores de "Communicating at Apple" (comunicação na Apple). Esse curso enfoca a comunicação clara não só para produzir produtos de uso intuitivo, mas também para partilhar ideias com colegas e divulgar produtos.

Em uma versão da aula no ano passado, Nelson mostrou um slide da série de 11 litografias sobre tauromaquia que Picasso criou em cerca de um mês, a partir do final de 1945. Nos estágios iniciais, o touro tem focinho, quartos dianteiros e patas, mas com as iterações esses detalhes são eliminados. A última imagem é uma figura quase abstrata e, ao mesmo tempo, de um touro inconfundível.

"Você faz uma série de iterações até simplesmente transmitir sua mensagem da maneira mais concisa, e isso se aplica à marca da Apple e a tudo o que fazemos", recordou um ex-aluno.

Em "What Makes Apple, Apple" (o que diferencia a Apple), outro curso ministrado por Nelson, ele mostrou um slide do controle remoto com 78 botões para a Google TV, disse um funcionário. Depois, mostrou uma foto do controle remoto da Apple TV, uma peça fina de metal com apenas três botões.

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Como os designers da Apple decidiram que três botões eram o ideal? Eles tiveram a ideia inicial e a debateram até chegar ao que realmente era necessário —um botão para iniciar um vídeo e dar pausa, um botão para selecionar algo para assistir e outro para acessar o menu principal.

O controle remoto da Google TV serve de contraexemplo. Segundo Nelson, ele tinha tantos botões porque todos os engenheiros e designers que trabalharam no projeto incluíram tudo o que queriam.

Ben Bajarin, analista de tecnologia para consumo de massa na Creative Strategies, disse que a Universidade Apple ganharia mais importância à medida que a Apple continuasse a crescer.

Bajarin deu a seguinte opinião: "Quando se estuda casos da Apple nas décadas anteriores a essa, fica bem evidente sua cultura singular, pois as pessoas que trabalham na empresa acreditam estar fazendo os melhores produtos, que mudam a vida das pessoas para melhor".