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No filme "Saving Mr. Banks", uma comédia dramática sobre a realização turbulenta do filme "Mary Poppins" nos anos 1960, Walt Disney age de uma forma muito pouco parecida com a Disney que conhecemos. Ele bebe whisky sem parar, fala um palavrãozinho e tem pigarro porque fuma demais.

Sabe o que é mais chocante? Quem fez o filme foi a Walt Disney Studios.

"Saving Mr. Banks", estrelado por Tom Hanks no papel do fundador da Walt Disney Company e Emma Thompson como a romancista P. L. Travers, é um filme pequeno, que custou menos de 35 milhões para ser realizado. Entretanto, sua mera existência demonstra que, apesar da reputação justa de cuidar de sua imagem, a Disney é capaz de sair do caminho e permitir que os cineastas se expressem livremente.

"Uau, isso esteve longe de ser a batalha que eu esperava", afirmou Alison Owen, a produtora independente por trás de "Saving Mr. Banks", que também tira sarro da pieguice ocasional dos filmes da marca. "A Disney se comportou de forma impecável."

As pessoas envolvidas na produção de "Saving Mr. Banks", cujo lançamento mundial está previsto para começar ainda este mês, se perguntaram se a empresa tentaria transformar o filme em algum tipo de vídeo corporativo.

"A seu favor, eles foram espertos o bastante para perceber que um ser humano como Walt não era apenas um personagem melhor, mas que seria mais fácil amá-lo desse jeito", afirmou o diretor, John Lee Hancock, que escolheu o filme como sua primeira produção desde "Um Sonho Possível" (2009). "Às vezes, outras pessoas conseguem falar mais sobre seu pai do que você mesmo."

Sean Bailey, o presidente de produções do estúdio, ficou sabendo do roteiro, escrito por Kelly Marcel e Sue Smith, em novembro de 2011. "As coisas chegaram muito rapidamente ao topo", afirmou Bailey, referindo-se a Robert A. Iger, diretor e executivo-chefe da Disney. A empresa considerou todas as opções, inclusive a de comprar o roteiro para garantir que o filme nunca fosse produzido.

Entretanto, valia a pena escavar os alicerces da Disney, segundo a equipe do filme disse a Iger. À primeira vista, "Saving Mr. Banks" fala sobre tudo o que Walt Disney fez por "Mary Poppins". Porém, ele também trata da "exploração da narrativa, de por que é importante contar histórias e como isso pode mudar a vida das pessoas", afirmou Bailey.

Em diversos momentos, o filme satiriza o estilo da empresa. Em uma das cenas do filme, a escritora mal humorada interpretada por Emma Thompson chega ao hotel para uma reunião com Walt Disney e encontra a sala cheia de balões coloridos, doces e brinquedos. Ao jogar um Mickey de pelúcia na parede, ela grita: "Fique aí até aprender o significado da palavra sutileza".

No ano passado, quando Thompson chegou para as filmagens, ela descobriu que a Disney havia feito a mesma coisa em seu quarto de hotel.

"Acredite ou não", afirmou Bailey, "nós temos senso de humor".

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