• Carregando...
Vietnamita faz teste de Covid-19: país é o segundo com mais casos confirmados da doença, atrás apenas de Coreia do Sul
Vietnamita faz teste de Covid-19: país é o segundo com mais casos confirmados da doença, atrás apenas de Coreia do Sul| Foto:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (23) que o planeta registrou uma queda de 23% no número de mortes por Covid-19, na última semana. Foram 32.959 notificações, a menor quantidade desde o fim de março de 2020.

Nas Américas, o total de mortos pela doença caiu 42% na semana passada, ficando em 8,8 mil, enquanto na Europa, África e Sul da Ásia, a baixa foi de quase 20% (cerca de 14 mil nas três regiões). No Oriente Médio houve retração em 38% (mil óbitos) e apenas na Ásia Oriental houve aumento (de 5%), totalizando quase 7 mil vítimas contabilizadas.

Os países que registraram mais mortes de 14 a 20 de março foram Rússia e Estados Unidos (com 3,6 mil), seguidos pelo Brasil, que fechou a semana com 2,2 mil óbitos.

Alta nos positivos

Em contraste com a queda nos casos graves e nas mortes, os positivos para a Covid-19 subiram pela segunda semana consecutiva. No total, foram 12,3 milhões ou 7% a mais do que nos sete dias anteriores. De acordo com a OMS, a quantidade pode ser bem maior, já que muitos países reduziram a realização de testes de detecção, em decorrência da proliferação de casos leves e assintomáticos.

Na Ásia Oriental e Pacífico, onde ocorre uma onda de propagação da variante ômicron, houve aumento de 21% nos positivos na semana passada, superando os 2 milhões. Na Europa, foram 5,2 milhões de casos, praticamente a mesma quantidade do mês anterior.

O restante das regiões somadas superou apenas 1 milhão de casos, com quedas de 17% nas Américas, 23% no sul da Ásia, 41% no Oriente Médio e 30% na África.

A Coreia do Sul voltou a ser o país com mais casos confirmados (2,8 milhões), seguida pelo Vietnã (1,8 milhão), Alemanha (1,5 milhão), França (582 mil) e Austrália (513 mil). Neste último, a alta registrada foi de 161%.

Desde o início da pandemia, foram contabilizados 470 milhões de positivos para a Covid-19 no mundo, com mais de 6 milhões de mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]