• Carregando...

Bagdá - Ao menos 12 pessoas ficaram feridas ontem na cidade iraquiana de Kut, a 160 km de Bagdá, após a polícia tentar acabar com uma manifestação que exigia a melhora dos serviços no país. Cerca de 2 mil pessoas participaram do protesto e atacaram escritórios do governo, arrancando pedras do pavimento para arremessar contra a sede do conselho regional.

A manifestação está entre as maiores desde que os iraquianos começaram a demonstrar sua raiva contra todos os níveis governamentais. Diferentemente de ma­­nifestantes em outros países que de­­mandam democracia ou mu­­dança de regime, os iraquianos têm se focado no desemprego, falta de eletricidade e corrupção.

Ontem, os manifestantes atiraram pedras contra o conselho provincial, atearam fogo a um trailer estacionado do lado de fora do prédio e invadiram o complexo, segundo Sondos al Dahabi, porta-voz da província de Wasit.

O Iraque é um dos poucos países com um governo eleito democraticamente no Oriente Médio, mas seus líderes não têm estado imunes à onda de insatisfação que atinge a região.

Os iraquianos têm uma longa lista de queixas, incluindo a escassez de eletricidade – que por ve­­zes opera apenas algumas horas por dia –, desemprego – que está em cerca de 30% da população – e corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]