No aguardo pelo resultado da eleição presidencial do Uruguai, o candidato ex-guerrilheiro tupamaro José 'Pepe' Mujica dedicou-se esta tarde à sua outra atividade profissional - paralela à militância política - o cultivo de flores e hortaliças em seu sítio localizado no distrito de Rincón del Cerro, na área metropolitana de Montevidéu. Com trabalho acumulado e atrasado pela intensa campanha eleitoral das últimas semanas, Mujica sentou-se ao volante de seu trator e pôs-se a colocar em dia o trabalho na lavoura.

CARREGANDO :)

Mujica votou pela manhã, acompanhado de Manuela, sua cachorra de 16 anos que caminha mancando pela falta da pata dianteira esquerda, amputada após um acidente. "Espero ganhar no primeiro turno...arranhando", declarou Mujica aos jornalistas que o esperavam no centro de votação na periferia da capital uruguaia.

Depois, fiel a seu estilo direto e simples, condimentado de um pitoresco tom caipira, o candidato da coalizão de governo Frente Ampla afirmou que pretende "seguir este biscate até o final". O "biscate" citado é a tarefa de eventualmente enfrentar a campanha para um hipotético segundo turno da eleição e o trabalho de presidente da República. "Sou o único que não perde, já que se ganhar, vou para casa...e se ganhar, pego esse biscate do governo!", explicou.

Publicidade

Mujica passou os 13 anos da ditadura uruguaia (1973-85) na prisão, onde foi violentamente torturado.

Veja também
  • Uruguai elege presidente e faz plebiscito neste domingo
  • Aprovação de Tabaré beneficia Mujica, candidato governista