• Carregando...

LONDRES - Não é necessário enviar Bruce Willis ao espaço com uma bomba nuclear para evitar que um asteróide se choque com a Terra, como ocorre no filme 'Armagedon'(1998). A melhor forma de lidar com essa forma de ameaça seria uma 'trator gravitacional'.

Dois astronautas da Nasa, brincando com a solução apresentada no filme, decidiram criar uma solução mais simples para mudar o curso de asteróides que estejam a caminho da Terra.

Edward Lu e Stanley Love propuseram que um foguete seja lançado ao espaço para agir como um grande ímã. Posar em um asteróide, que não é mais do que um pedregulho em rotação, é algo muito difícil de ser conseguido.

Em vez disso, um trator gravitacional poderia viajar junto com o asteróide e, gradualmente, tirá-lo de seu curso, usando nada mais que a força gravitacional entre os dois corpos.

- Isso evita a necessidade de termos de aterrissar em um asteróide e depois tentar se estabilizar em uma pedra voadora cheia de poeira, que está rodando o tempo todo - contou Love, cujo artigo foi publicado na edição desta quarta-feira da revista "Nature".

Lu e Love calcularam que, com um aviso eficaz, um trator gravitacional de 20 toneladas conseguiria desviar um asteróide até 200 metros em um período de um ano de ação.

- Ao usar a gravidade como uma linha, você pode se equiparar a um asteróide. Mantendo a posição por um ano, isso deve fazer com que a rota seja alterada e que ele deixe de atingir a Terra daqui a 20 anos - acrescentou Love.

A oportunidade de testar o plano dos astronautas está próxima. Um asteróide deve passar bem perto da Terra no dia 13 de abril de 2029. Mas a chance de um impacto são uma em 5.560.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]