Dois homens remam pela ponte que passa pelo canal, após a tragédia.| Foto: Mario Tama/Reuters

Há 10 anos, um dos mais ferozes furacões da história engolfou o sul dos Estados Unidos, atingindo em cheio a cidade de Nova Orleans. Conhecida pelo jazz, a metrópole, localizada entre as águas do Lago Pontchartrain e o famoso Rio Mississippi, teve seus diques rompidos pelo vento de até de 230 km/h.

CARREGANDO :)

Veja o comparativo feito pela reportagem em visita em 2005 e agora

Confira um vídeo sobre a reconstrução de Nova Orleans

Publicidade

Cerca de 1,8 mil pessoas morreram, e os prejuízos foram estimados em US$ 100 bilhões. À época, muitos acharam que a cidade deveria ser abandonada para sempre.

Passada uma década, Nova Orleans reviveu. Os diques foram reconstruídos e reforçados. Na rota de furacões, no auge da temporada das grandes tempestades, a cidade teme, em parte, a repetição da catástrofe. Mas recobrou a alegria.

Prova disso é que, em pleno verão no Hemisfério Norte, milhares de turistas lotam ruas, bares e hotéis. Como Nova Orleans convive com o passado e vive o presente é tema desta reportagem com o relato de Rodrigo Lopes, que esteve na cidade durante a tragédia do Katrina, em 2005, e de Rosane Tremea, que visitou a cidade neste ano.

A ponte que passa pelo Canal Industrial já recuperada da devastação. 
Publicidade

Publicidade
Veja também
  • Quem herdou a casa de Sherlock Holmes?
  • Facebook deve banir racismo mesmo contra liberdade de expressão