• Carregando...
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e Secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, anunciam novas sansões ao Irã
EUA: com o anúncio de novas sansões ao Irã, Secretário de Estado, Mike Pompeo (à esquerda), e Secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, esperam pressão por acordo nuclear| Foto: AFP

As novas sansões contra o Irã, em resposta aos ataques às bases militares norte-americanas no Iraque, foram anunciadas pela Casa Branca na tarde desta sexta-feira, 10. As sanções haviam sido prometidas por Donald Trump em pronunciamento nesta semana, como resposta mais eficiente contra o que chamou de “campanha de terror” do Irã no Oriente Médio.

Os principais alvos das sanções foram indústrias de metal, especificamente aço, cobre e ferro, utilizados na indústria bélica. Também incluem oito oficiais militares e de segurança iranianos que, segundo autoridades dos EUA, estavam envolvidos em ataques contra bases americanas no Oriente Médio.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e pelo Secretário do Tesouro, Steve Mnuchin. "O presidente está emitindo uma ordem executiva autorizando a imposição de sanções adicionais contra qualquer indivíduo que possua, opere, negocie ou ajude setores da economia iraniana, incluindo construção, manufatura, têxteis e mineração", disse Mnuchin a repórteres na Casa Branca.

Entre as autoridades iranianas incluídas nas sanções estão o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, o vice-chefe de gabinete das forças armadas e o comandante da milícia Basij, responsável por uma repressão brutal aos protestos antigovernamentais, de acordo com a imprensa americana.

“Estamos atingindo o coração do aparato de segurança interna do regime iraniano”, afirmou o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em uma reação que ele definiu como campanha de componentes diplomáticos e econômicos. “Esperamos que o Irã se comporte como uma nação normal”, completou.

Com o anúncio, o governo americano acredita que irá pressionar o Irã a voltar às negociações do acordo nuclear, além de reduzir o programa de mísseis no país e interromper o patrocínio de milícias no Oriente Médio. Segundo Mnuchin, as sansões serão mantidas até que o Irã interrompa atividades terroristas e “se comprometa a não ter armas nucleares”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]