• Carregando...
Vladimir Putin (dir.) recebe Xi Jinping no Kremlin | Sergei Ilnitsky/Reuters
Vladimir Putin (dir.) recebe Xi Jinping no Kremlin| Foto: Sergei Ilnitsky/Reuters

O líder chinês, Xi Jinping, demonstrou ontem a importância dos laços crescentes de Pequim com a Rússia, indo a Moscou em sua primeira viagem internacional como presidente e dizendo a Vladimir Putin que ele era um "bom amigo".

A escolha do destino de Xi enviou um sinal para os Estados Unidos de que o maior produtor de energia do mundo, a Rússia, e o maior consumidor, a China, querem reforçar sua influência conjunta como um contrapeso financeiro e geopolítico a Washington.

Putin há muito tem procurado enfraquecer a influência dos EUA no exterior, enquanto a China está lutando contra o crescente interesse militar e econômico demonstrado pelos Estados Unidos em sua região desde 2011.

Xi tornou-se o primeiro convidado estrangeiro a ser recebido no Kremlin por uma escolta honorária de cavalaria criada por Putin em 2002, disseram autoridades, salientando a importância que o presidente russo atribui ao relacionamento.

"As relações russo-chinesas são um fator muito importante na política mundial", disse Putin, no início das conversas. "Estou certo de que sua visita... vai dar aos laços russo-chineses um novo e poderoso impulso."

Xi respondeu, através de um tradutor, dizendo a Putin: "Falamos sempre em bons modos, você e eu somos bons amigos.".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]