• Carregando...

Uma agência do governo russo registrou o endereço de Internet Putin-2012.rf, num sinal de que o ex-presidente Vladimir Putin pretende voltar a se candidatar ao cargo.

O Serviço Federal de Guarda-Costas registrou seis domínios combinando o nome ou as iniciais de Putin com "2012", segundo o banco de dados oficial de domínios em alfabeto cirílico, o stat.ref.ru. A mesma associação nome-ano não aconteceu com o nome do atual presidente Dmitry Medvedev.

Putin diz que ainda não sabe se será candidato a presidente em 2012. O atual primeiro-ministro afirma que ele e Medvedev decidirão juntos o nome do candidato, na hora certa. Mas muitos diplomatas e analistas anteveem que ele voltará ao Kremlin, relegando Medvedev a um cargo inferior.

"Ninguém mais acredita que Medvedev irá disputar, porque Putin parece já ter começado sua campanha", disse Alexei Mukhin, analista do Centro para a Informação Política.

Putin foi presidente de 2000 a 2008, e continua sendo o político mais poderoso e popular do país. Impedido por lei de disputar um terceiro mandato, ele indicou Medvedev e ficou com o cargo de premiê.

A partir de 2012, o mandato presidencial será de seis anos, o que significa que Putin, de 57, poderá ficar mais 12 anos como presidente.

Adversários acusam Putin de manipular as instituições, controlar a mídia e reprimir manifestações da oposição. Nos últimos meses, ele percorre o país com uma agenda típica de políticos em campanha, prometendo de ajuda financeira a vítimas de incêndios florestais, dando uma entrevista ao volante de um carro russo na Sibéria, e enfrentando os mares bravos do Pacífico para caçar uma baleia em nome da ciência.

Enquanto isso, Medvedev luta para sair da sombra do seu mentor e apresentar resultados palpáveis em tarefas como combate à corrupção, reforma da polícia e modernização da economia.

Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, disse que o novo endereço eletrônico não é um sinal de que o primeiro-ministro esteja planejando voltar ao Kremlin. "É uma medida necessária, destinada a evitar o uso malicioso de nomes de domínios ligados a personalidades populares."Ao todo, o governo registrou mais de 400 domínios, sendo 22 contendo o nome de Putin, e 7 o de Medvedev.

Putin usou os sites putin2000.ru e putin2004.ru nas suas campanhas eleitorais para presidente. A terminação ".rf" é para endereços russos em alfabeto cirílico, diferentemente da terminação ".ru," para sites russos com endereços em alfabeto romano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]