Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

Um novo terremoto sacudiu nesta terça-feira (2) a ilha indonésia de Sumatra. Não há relatos de vítimas ou danos, e o alerta de tsunami emitido após o tremor submarino já foi suspenso.

Segundo agência de notícias "Reuters", o tremor teve magnitude 6,2 na escala Richter. A agência "AFP" informa que o terremoto registrou 6,4 graus na mesma escala.

O tremor, que ocorreu a 160 Km a noroeste da cidade de Lais, provocou pânico na mesma área onde 25 pessoas morreram e cerca de 80 mil edifícios foram danificados no mês passado, por uma violenta série de terremotos. Leia a reportagem sobre os tremores de setembro.

"Foi bastante forte. As pessoas entraram em pânico porque ainda estão traumatizadas por terremotos anteriores. Todos nós corremos para fora do prédio", contou o policial Evi Nurhidayati, de Bengkulu.

O chefe da divisão de sismologia da agência meteorológica disse que edifícios que sofreram danos estruturais no tremor de setembro podem desabar agora. "Embora o terremoto não tenha sido realmente grande, as casas estão vulneráveis, e estamos preocupados com isso", explicou.

Desde o tremor do mês passado, a região foi atingida por uma série de outros sismos secundários, alguns muitos fortes. Houve alertas de tsunami na Indonésia e em outros países da área.

A Indonésia é um arquipélago situado no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", na confluência de várias placas tectônicas. Em dezembro de 2004, um gigantesco terremoto desencadeou um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas às margens do oceano Índico, sendo 170 mil só na Indonésia.

Em dezembro de 2004, em uma região bem próxima, aconteceu um dos piores desastres naturais. Um terremoto de 9,3 graus causou um tsunami que matou 230 mil pessoas, sendo 160 mil na província de Aceh, também na Indonésia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]