• Carregando...
Novo terremoto causou mais destruição no Nepal, país que ainda tentava se recuperar da tragédia do fim de abril | HEMANTA SHRESTHA/EFE
Novo terremoto causou mais destruição no Nepal, país que ainda tentava se recuperar da tragédia do fim de abril| Foto: HEMANTA SHRESTHA/EFE

Semanas após o terremoto de 7,9 graus que matou pelo menos 8.100 mil pessoas, o novo sismo no Nepal pode ter sido uma reação, e outros tão fortes quanto o de terça-feira ainda poderiam vir. Pelo menos nove réplicas, de até 6,3 graus, foram detectadas até agora.

Apesar de o Serviço Geológico dos EUA (USGS) garantir que o episódio foi a mais forte réplica do terremoto de 25 de abril, especialistas acreditam que o novo tremor foi mais como uma reação.

“Não se pode considerar o sismo uma réplica do anterior. Ele não aconteceu na região do outro, apesar de o movimento da falha ser idêntico. Pode ser que, como consequência do anterior, uma nova zona de fratura que já estava muito carregada tenha se disparado”, afirmou Emilio Carreño, diretor da rede sísmica do Instituto Geográfico Nacional da Espanha.

Os terremotos na região se originam com o avanço da placa tectônica da Índia contra a Euroasiática, que geralmente se unem cinco centímetros por ano. O novo tremor teve epicentro na região de Gorkha, perto do Everest, uma das mais afetadas pelo terremoto de abril.

“A falha deslizou cerca de cinco metros após o terremoto. Como toda a frente da cadeia montanhosa converge, as áreas adjacentes também estão sujeitas a se romper em futuros terremotos. Como a magnitude foi similar a do anterior, não é uma réplica”, avaliou Pablo González, especialista da Universidad de Leeds.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]