• Carregando...

O número de pessoas que tiveram que deixar seus lares desde o início do conflito armado na Síria, rumo a outras partes do país, pode chegar a 1,5 milhão, informou nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Repassamos os números do Crescente Vermelho que indicam que entre 1 milhão e 1,5 milhão de pessoas seriam deslocados internos na Síria", afirmou em entrevista coletiva a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming.

Consultada sobre o fato de que na semana passada ela mesma afirmou que o número chegava a 1 milhão, Fleming respondeu que aquele número representava uma estimativa "conservadora".

"Não é que esse número de deslocados tenha aumentado em 500 mil no fim de semana, simplesmente se deram conta de que estava amplamente defasado", disse.

A agência da ONU também alertou que mais de 10 mil iraquianos refugiados na Síria voltaram a seu país nos últimos seis dias fugindo da violência.

O Acnur iniciou um serviço de retorno ao Iraque de ônibus, enquanto o governo iraquiano estabeleceu uma ponte aérea para retirar seus cidadãos do país vizinho.

Aos que ficaram na Síria, o Acnur dá uma "ajuda financeira" para que comprem produtos de primeira necessidade e comida. Nos primeiros seis meses do ano, 13 mil iraquianos voltaram a seu país.

Antes do conflito, o Acnur tinha 80 mil refugiados iraquianos registrados na Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]