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O serviço de atendimento população do Ministério da Saúde - Disque Saúde (0800 61 1997) - teve aumento de 61% no número de ligações entre os dias 27 de abril e 6 de maio, em decorrência do surgimento da gripe A (H1N1) em vários países.

Grande parte das pessoas que procuraram o teleatendimento buscava informações sobre a definição da gripe A H1N1, seus sintomas, a situação da doença no país e as medidas de prevenção que deveria adotar.

De acordo com o ministério, a média diária de ligações destinadas ao serviço passou de 19.400 para 34.500. Devido a esse aumento da procura pelo Disque Saúde, no último dia 1º o Ministério da Saúde incluiu a opção 8, destinada exclusivamente gripe A, permitindo o atendimento de mais de 500 pessoas ao mesmo tempo.

O sistema oferece dois tipos de atendimento: um eletrônico, com mensagens previamente gravadas, e outro de interação, com os atendentes que receberam treinamento específico sobre o tema.

O ministério informa ainda que os brasileiros das regiões Sudeste e Nordeste foram os que demonstraram maior interesse na obtenção de detalhes sobre a doença. Apenas no dia 1º de maio, do Sudeste partiram 6.555 ligações e do Nordeste, 5.112. A terceira posição ficou para o Sul, com 2.267 telefonemas para o serviço.

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