• Carregando...
Vista aérea da área do acidente que ocorreu no noroeste da Espanha | Reuters/Aeromedia.es
Vista aérea da área do acidente que ocorreu no noroeste da Espanha| Foto: Reuters/Aeromedia.es
  • Festividade que atrai visitantes e peregrinos a Santiago de Compostela foi suspensa em sinal de luto

O número de mortos num grave acidente de trem na Espanha aumentou para 78. Outras 131 pessoas ficaram feridas depois que um trem de passageiros descarrilou na quarta-feira (24) nos arredores de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, no pior desastre ferroviário da Europa.

Equipes de resgate descreveram uma cena de terror. Corpos cobertos por mantas jaziam ao lado de vagões retorcidos pelo impacto, e bombeiros vasculhavam os destroços tentando retirar sobreviventes pelas janelas.

"A cena é chocante, é dantesca", disse Alberto Núñez Feijoo, presidente da região da Galícia a uma rádio.

O governo espanhol disse trabalhar com a hipótese de um descarrilamento acidental, embora a cena evoque lembranças do atentado islâmico de 2004 contra trens de Madri, que matou 191 pessoas.

O trem operado pela estatal Renfe levava 247 pessoas, na véspera da principal festividade de Santiago de Compostela, quando milhares de peregrinos católicos lotam suas ruas.

"Ele estava indo muito rápido ..., parece que em uma curva o trem começou a se torcer, e os vagões se empilharam", disse o passageiro Ricardo Montesco à rádio Cadena Ser.

"Muita gente ficou esmagada no fundo. Tentamos nos espremer para sair do fundo dos vagões, e percebemos que o trem estava pegando fogo... Eu estava no segundo vagão e havia fogo... Vi corpos", acrescentou.

Uma testemunha próxima do local disse à mesma rádio que escutou uma explosão antes de ver o trem descarrilado.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que nasceu em Santiago de Compostela, realizou uma reunião ministerial de emergência na quarta e visitou o local na manhã de quinta-feira.

De acordo com a Renfe, o trem ia de Madri para Ferrol, na costa galega. Esse foi um dos piores desastres ferroviários dos últimos 25 anos na Europa, e apenas duas semanas depois da morte de pelo menos sete pessoas num descarrilamento na região central da França.

Na quinta-feira, Santiago de Compostela realizaria sua festividade anual em homenagem a São Tiago, um dos 12 apóstolos de Cristo, cujos restos supostamente estão enterrados na cidade.

A basílica do apóstolo é o destino da famosa peregrinação do Caminho de Santiago, seguida pelos cristãos desde a Idade Média.

O conselho de turismo da cidade disse, porém, que todas as festividades foram canceladas uma vez que a cidade iniciava um período de luto devido ao acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]