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Cinzas lançadas pelo vulcão Grimsvotn são mais difíceis de se dispersar; ele fica na geleira Vatnajokull e sua erupção, ocorrida no último sábado, foi a mais poderosa desde 1873 | Jon Gustafsson/Reuters
Cinzas lançadas pelo vulcão Grimsvotn são mais difíceis de se dispersar; ele fica na geleira Vatnajokull e sua erupção, ocorrida no último sábado, foi a mais poderosa desde 1873| Foto: Jon Gustafsson/Reuters

Histórico

Erupção em 2010 deu prejuízo de US$ 1,7 bilhão

No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, de nome impronunciável (Eyjafjallajökull), causaram o cancelamento de 100 mil voos, deixando no solo 10 milhões de passageiros e gerando perdas estimadas em US$ 1,7 bilhão para o setor de aviação.

Ao ser questionado se as nuvens de cinzas que avançam no espaço aéreo hoje poderiam prejudicar voos desta vez, um porta-voz para a Autoridade Britânica de Aviação Civil disse: "Na atual conjuntura, isso é praticamente certo."

A organização que controla o tráfego aéreo europeu disse que se as emissões vulcânicas continuarem no mesmo ritmo, a nuvem poderia chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira.

Ainda assim, as ações das companhias aéreas caíram entre 3 a 5 por cento. O vulcão Grimsvotn entrou em erupção no sábado e colunas de fumaça atingiram 20 quilômetros de altura.

É a erupção mais poderosa do vulcão desde 1873, e mais forte que a do vulcão que causou problemas no ano passado. Os cientistas dizem que o tipo de cinza expelida por esse vulcão é mais difícil de dispersar.

O Instituto de Meteorologia britânico prevê que as nuvens de cinzas do vulcão Grimsvotn, na Islândia, com 20 quilômetros de altura, cobrirão hoje Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e partes do norte da Inglaterra a partir das 6 h da manhã (3 h da madrugada no horário de Brasília).

Além de render imagens cataclísmicas, as nuvens provocaram o cancelamento de voos e fizeram com que o presidente dos EUA, Barack Obama, reduzisse seu tem­­po de visita à Irlanda.

Empresas aéreas de toda a Eu­­ropa temem que os problemas causados um ano atrás pela erupção de outro vulcão islandês se repitam (leia mais no quadro).

A British Airways suspendeu todos os seus voos programados para hoje de manhã entre Londres e a Escócia, e a empresa holandesa KLM cancelou mais de dez voos com destino e procedência da Escócia e do norte da Inglaterra no mesmo período. Duas empresas regionais também anunciaram cancelamento de serviços.

A empresa regional de aviação escocesa Loganair cancelou 36 voos marcados para hoje de ma­­nhã. Os voos entre as ilhas escocesas não serão afetados. Outra pe­­quena empresa aérea, a Eastern Airways, sediada no norte da In­­glaterra, cancelou todos os voos com destino e procedentes da Es­­cócia nesta terça-feira.

Obama, que deveria passar a noite de segunda-feira na Irlanda, planejava voar para Londres on­­tem no fim do dia. No ano passado, as cinzas forçaram Obama a desistir de uma viagem para a Polônia.

Andrew Haines, executivo-chefe da CAA, disse que "nossa prioridade número um é assegurar a segurança das pessoas tanto a bordo das aeronaves quanto em solo. Nós não podemos desconsiderar a possibilidade de in­­terrup­­ções, mas os novos arranjos colocados em prática desde o ano passado significam que o setor de avia­­ção está melhor preparado para reduzir qualquer interrupção no caso de cinzas vulcânicas afetarem o espaço britânico".

Muitas empresas aéreas disseram que as autoridades superestimaram no ano passado o perigo representado pelas cinzas e reagiram de forma extremada ao fe­­char o espaço aéreo por cinco dias.

O porta-voz do CAA, Jonathan Nicholson, disse que desta vez as autoridades darão informações sobre a localização e a densidade das nuvens de cinzas. Qualquer companhia aérea que queira voar terá de apresentar um relatório de segurança às autoridades de aviação para receber permissão para os voos.

Dispersão

Nicholson disse que a maioria das companhias britânicas tinha permissão para voar em meio a nuvens de cinza de média densidade, que são as que tem mais de 4 mil microgramas de cinzas por metro cúbico. Segundo especialistas, mesmo com essa concentração de cinzas o ar não teria uma aparência muito diferente do es­­paço aéreo não afetado pela erupção, mas autoridades disseram que as minúsculas partículas de cinza podem afetar janelas e paralisar turbinas.

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