Primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, é aplaudido ao limpar sujeira causada por ele no Parlamento holandês| Foto: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, estava entrando no parlamento em Haia, na segunda, quando ele derrubou seu café. Numa tentativa de limpar a sujeira, ele pediu um esfregão, e começou a limpar.

CARREGANDO :)

Quando viram o que ele estava fazendo, a equipe de limpeza do prédio se aproximou dele e o aplaudiu. “Você tem um balde?”, pediu o primeiro-ministro, segundo informações da rede de televisão NOS. 

Mas a limpeza feita por Rutte não empolgou os holandeses. Muitos deles criticaram veículos de imprensa, como a NOS por dar atenção à história, dizendo que isso não era notícia, mas sim uma rotina do dia a dia das pessoas. 

Publicidade

Sucesso nas redes sociais

O vídeo da autoridade holandesa limpando a sujeira causada pelo café se espalhou rapidamente nas redes sociais na terça e quarta-feira. Muitas pessoas em outros países se surpreenderam porque um líder mundial estava gastando seu tempo para limpar a sujeira. 

O vídeo foi compartilhado pela página árabe da BBC no Facebook, onde foi vista milhares de vezes. Um dos principais comentários era de que, em alguns países, a reação seria de condenar o vendedor de café à morte. 

Leia mais: Pequena cidade bike-friendly tem o maior estacionamento de bicicletas do mundo

A mídia indiana gostou da história, citando comentários de usuários das redes sociais que se queixavam que seus líderes nunca fariam isso. “Pessoas ao redor do mundo estão aprovando o comportamento do primeiro-ministro por isso e, por outro lado, isso mostra um pouco da mentalidade elitista que outros líderes projetam”, informou o jornal Indian Express.

Autoridades informais

As autoridades holandesas adotam uma abordagem menos formal para governar. No ano passado, quando Rutte conseguiu montar uma nova coalião para governar após uma concorrida eleição nacional, ele foi fotografado andando de bicicleta em direção ao palácio real para um encontro com o rei Willem-Alexander. 

Publicidade

Primeiro-ministro holandês Mark Rutte também costuma ir ao trabalho de bicicleta 

Alguns jornalistas holandeses apontam que as imagens de Rutte limpando sua sujeira ou andando de bicicleta não apenas simbolizam humildade, mas também fazem parte do estilo mais aberto do primeiro-ministro em relação à imprensa. Ireen Oostveen, a repórter do NOS que filmou a cena, disse que Rutte sabe bem quando a câmera está filmando ou não. “Quando ela está ligada, Rutte rouba a cena.” 

Entretanto, Emilie van Oouteren, jornalista do NRC Handelsblad, disse que o que foi mais especial não foi a reação de Rutte, mas a da equipe de limpeza: “Que país tem tão pouca hierarquia, que possibilitaria que as mulheres da limpeza reagissem assim?”