• Carregando...
 | DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP
| Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP

O primeiro grande avanço do Brexit foi registrado nesta quinta-feira (15), quando o Dicionário Oxford de inglês aceitou a palavra e a definiu pela primeira vez, à espera de que o governo o faça. “Brexit” é, segundo as autoridades do Oxford, “a saída (proposta) do Reino Unido da União Europeia e o processo político associado a ela”.

Os lexicógrafos do principal dicionário da língua inglesa acrescentam: “Às vezes se usa especificamente em referência ao referendo organizado no Reino Unido no dia 23 de junho de 2016, no qual a maioria dos eleitores favoreceram a saída da UE”.

Deste modo, o dicionário dá um sentido à tautologia que a primeira-ministra Theresa May utiliza quando perguntam a ela o que é “Brexit” (“Brexit é Brexit”, costuma responder).

Os responsáveis pelo dicionário classificaram de impressionante a rapidez com a qual esta palavra se difundiu, não apenas no Reino Unido, mas em todo o mundo, a ponto de servir para se referir a fenômenos similares em outros lugares (como quando se fala de “Grexit” em referência à possível saída da Grécia do euro).

Quase seis meses depois do referendo, o governo britânico ainda não notificou oficialmente a saída a Bruxelas, mediante a invocação do Artigo 50 do Tratado europeu de Lisboa, embora tenha prometido fazê-lo no máximo em março de 2017.

A indefinição sobre que tipo de relação Londres quer com a UE depois de abandonar o bloco deu lugar às expressões “soft Brexit” – permanecer no mercado único e aceitar imigrantes europeus – ou “hard Brexit” - romper totalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]