• Carregando...

Nova Iorque - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, avançou nas pesquisas de intenção de voto na Flórida, Ohio e Pensilvânia, três estados que devem ser cruciais nas eleições de 4 de novembro.

As pesquisas da Universidade Quinnipiac, realizadas depois do primeiro debate entre os dois candidatos na Universidade do Mississippi, mostram que o apoio a Obama superou 50% na Pensilvânia, Ohio e Flórida, que, somados, representam 68 votos eleitorais.

A eleição presidencial nos Estados Unidos se decide com os votos dos delegados no Colégio Eleitoral, um órgão onde cada estado conta com um número de votos proporcional a sua população. Para ganhar, o candidato precisa obter 270 votos entre os representantes de cada estado.

Na Flórida, a pesquisa aponta que Obama é o candidato favorito de 51% dos entrevistados, contra apenas 43% do republicano John McCain.

O senador por Illinois vence por uma margem de oito pontos porcentuais também em Ohio, que começou votação antecipada na terça-feira.

Já na Pensilvânia, onde Obama perdeu por ampla margem nas primárias democratas para a senadora Hillary Clinton, ele tem a maior margem apontada pela pesquisa: 54% contra apenas 39% do senador republicano.

Os pesquisadores da universidade, que tem sede em Connecticut, atribuíram estes resultados ao enfraquecimento do fenômeno Sarah Palin, e a uma maior confiança dos eleitores na capacidade de Obama em conduzir a economia.

Nenhum candidato ganhou a eleição presidencial desde 1960 sem vitórias em pelo menos dois destes três estados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]