Lisa Jackson fala para a imprensa após ser nomeada por Obama| Foto: Stephen J. Carrera / Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a indicação de Steven Chu, vencedor do prêmio Nobel de Física em 1997 e diretor do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, da Califórnia, para chefiar o Departamento de Energia. Obama também confirmou o nome de Lisa Jackson, 46 anos, chefe de gabinete do governador de Nova Jersey e ex-autoridade de meio ambiente do Estado, para ser chefe da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês). Carol Browner, que comanda o grupo de trabalho em questões de energia e meio ambiente da equipe de transição do presidente eleito, foi confirmada para ser "czar do clima", para comandar a política ambiental e de energia na Casa Branca.

CARREGANDO :)

Durante a entrevista coletiva à imprensa, Obama voltou a repetir que seus assessores não tiveram contatos inapropriados com o governador de Illinois, Rod Blagojevich, um democrata acusado pelo FBI, polícia federal dos EUA, de tentar vender a vaga do Estado no Senado que pertencia ao presidente eleito dos EUA.

Obama disse que a nomeação de Chu, um cientista preocupado com a redução da emissão de gases poluentes, significa que os EUA "irão na direção de reduzir nossa dependência do petróleo e criar uma nova economia".

Publicidade

"A indicação (de Chu) é um sinal de que minha administração dará valor à ciência. Nós tomaremos decisões baseados nos fatos e entendemos que os fatos pedem uma ação corajosa", disse Obama.

"Nos tornaremos os edifícios públicos mais eficientes, modernizaremos nosso sistema de energia e reduziremos as emissões de gases poluentes, ao mesmo tempo em que queremos proteger e preservar nossas reservas naturais. Precisamos reconhecer que a solução para as mudanças climáticas mundiais precisam ser globais", disse Obama. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Veja também
  • No Brasil, Raúl Castro diz querer discutir embargo com Obama
  • Emanuel discutiu sucessão de Obama no Senado com equipe de Blagojevich, diz jornal
  • Caroline Kennedy buscará vaga no Senado, diz New York Times
  • Obama viajará de trem para posse em Washington
  • Suprema Corte confirma elegibilidade de Obama