Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Obama diz estar "preocupado" com desenvolvimento de mísseis pelo Irã

Iranianos anunciaram ter lançado míssil capaz de atingir Israel. Fontes dos EUA disseram que teste desta quarta foi um sucesso

Irã testou com sucesso um míssil terra-terra chamado Sejil-2 | Fars News / AFP Photo
Irã testou com sucesso um míssil terra-terra chamado Sejil-2 (Foto: Fars News / AFP Photo)

O presidente dos EUA, Barack Obama, está há muito tempo preocupado com os desenvolvimentos no programa iraniano de mísseis, disse nesta quarta-feira (20) o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

A declaração é feita no dia em que o Irã anunciou ter lançado com sucesso um míssil terra-terra com alcance de cerca de 2.000 km.

"O míssil Sejil 2, que possui uma avançada tecnologia, foi lançado hoje... e caiu exatamente no alvo", disse presidente Mahmoud Ahmadinejad durante uma visita à província de Semnan, norte do país, que a agência oficial Irna informou ter sido o local do lançamento.

Fontes do governo dos EUA, sob condição de anonimato, disseram às agências de notícias que o teste foi um sucesso.

Um alcance de 2.000 km seria quase tão longo quanto o de outro míssil iraniano, Shahab 3, e o suficiente para atingir Israel e bases dos Estados Unidos no Golfo Pérsico.

O anúncio deve aumentar as preocupações no Ocidente sobre as ambições militares do Irã. Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que a república islâmica esteja tentando fabricar armas nucleares. Teerã nega a acusação.

O Irã informou em novembro ter testado um míssil Sejil, descrevendo-o como uma nova geração de mísseis terra-terra (lançados da terra contra alvos em terra ou no mar). Teerã disse estar pronta para se defender contra qualquer agressor.

Washington disse na época que o teste destacou a necessidade de um sistema de defesa de mísseis que os norte-americanos pretendem instalar na Polônia e na República Tcheca para conter ameaças do que classificam de "Estados nocivos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.