• Carregando...

A maioria dos novos eleitores registrados neste ano prefere o senador Barack Obama na corrida presidencial dos Estados Unidos, mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1º). Porém, eles não necessariamente irão às urnas no dia da eleição. Uma sondagem realizada com os norte-americanos que podem votar pela primeira vez, ou que não votaram em eleições anteriores mas estão registrados, mostra o democrata com 61% da preferência, ante 30% do senador republicano John McCain.

A pesquisa, realizada pelo The Wall Street Journal, pela NBC News e pelo site MySpace, também demonstrou que essa parcela do eleitorado tem uma impressão mais positiva sobre Obama, em relação ao rival e aos candidatos à vice.

Porém, isso não significa que a campanha democrata possa contar com esses votos. Quando questionados sobre o interesse na eleição de 4 de novembro, apenas 49% se disseram "bastante interessados". Em comparação, 70% dos eleitores em geral se disseram "muito interessados", de acordo como outra pesquisa realizada há uma semana.

Somente 54% dos novos eleitores garantiram que votarão em novembro. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório. A pesquisa inclui consultas realizadas pela internet e também por telefone, e sua margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A economia é a principal preocupação desses novos eleitores, segundo a pesquisa. Temas como a política externa ficaram bastante atrás nas prioridades desse grupo. Quando questionados sobre por quê a eleição era importante, a resposta mais mencionada foi que era preciso um presidente que possa fortalecer a economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]