Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
África

Obama envia tropas ao Chade para resgatar meninas sequestradas na Nigéria

80 soldados vão ajudar na missão de encontrar jovens sequestradas por integrantes do Boko Haram em abril

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (21) que enviou 80 soldados ao Chade para ajudar a resgatar cerca de 200 meninas sequestradas há mais de um mês na Nigéria.

"Estas tropas apoiarão operações de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo sobre o norte da Nigéria e nas áreas contíguas", explicou Obama em uma notificação ao Congresso.

Fontes do Pentágono detalharam à reportagem que a operação se compõe de 40 operadores de aviões não tripulados e outros tantos membros da Força Aérea encarregados da segurança e de fornecer assistência no terreno às aeronaves.

O governo do Chade permitiu o desdobramento deste contingente em seu território e os voos dos "drones", algo que ampliará o tempo de vigilância da zona nordeste da Nigéria e das regiões vizinhas do Chade.

O presidente fez uso de seus poderes de guerra e notificou por carta na tarde desta quarta o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, e o presidente "pro tempore" do Senado, Patrick Leahy.

"Esta ação foi tomada em interesse da segurança nacional dos Estados Unidos e de nossa política externa", explica Obama, que goza destes poderes como Comandante-em-Chefe das Forças Armadas.

No último dia 14 de abril, a milícia islamita Boko Haram, que quer instaurar a sharia (lei islâmica) e proscrever a educação ocidental, sequestrou mais de 200 estudantes em Chibok, no nordeste da Nigéria.

Os Estados Unidos estabeleceram duas semanas depois do sequestro uma equipe multidisciplinar do Departamento de Estado, Defesa e do Birô Federal de Investigações (FBI) para auxiliar no resgate das meninas, assim como para começar a realizar voos de reconhecimento.

Por enquanto, o Pentágono assegura que desconhece onde se encontram as jovens, apesar dos membros dos serviços de inteligência americanos acreditarem que foram divididas em grupos menores.

A densidade da floresta na área de Nigéria, Camarões e Chade, e a permeabilidade das fronteiras dificulta o resgate das meninas, uma operação que segue estando liderada pelas forças armadas nigerianas.

"É importante entender que as tropas [norte-americanas] enviadas não são de infantaria", explicou o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, que esclareceu que, por enquanto, a missão se restringirá à vigilância aérea.

Veja também

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.