• Carregando...
Presidente Obama acena ao deixar a sala de imprensa na Casa Branca | Michael Reynolds/Efe
Presidente Obama acena ao deixar a sala de imprensa na Casa Branca| Foto: Michael Reynolds/Efe

Tortura

Pelo menos quatro reféns de militantes do Estado Islâmico na Síria sofreram simulação de afogamento, publicou ontem o jornal The Washington Post, citando pessoas familiarizadas com o tratamento de reféns ocidentais. Os sequestradores parecem ter copiado a técnica da CIA, que a usou em três suspeitos de terrorismo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Para derrotar o Estado Islâmico (EI), Washington quer uma "estratégia regional" com o apoio de parceiros americanos no Oriente Médio. A afirmação foi feita pelo presidente Barack Obama depois de se encontrar com o Conselho Nacional de Segurança dos EUA. O Pentágono ficou encarregado de preparar um dossiê com opções de como enfrentar os militantes islâmicos.

Obama pediu para o secretário de Estado, John Kerry, viajar ao Oriente Médio e consolidar uma coalizão regional contra os jihadistas. "Ainda não temos uma estratégia", disse Obama, na Casa Branca, mas ressaltou que as opções militares que pediu ao chefe do Estado-Maior Conjunto se concentram em "assegurar que o EI não tome as rédeas do Iraque".

O grupo liderado por Abu Bakr al-Baghdadi domina hoje áreas da Síria e do Iraque, incluindo parte da produção iraquiana de petróleo, o que faz do EI a organização terrorista mais rica do planeta, com fundos de US$ 2 bilhões.

Kerry viajará ao Oriente Médio depois da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no País de Gales, prevista para os dias 4 e 5 de setembro. Datas e países a serem visitados ainda não foram definidos.

Neste mês, os EUA realizaram bombardeios seletivos contra posições do EI no Iraque a fim de proteger instalações e pessoal americano no país. A decapitação do jornalista americano James Foley por um militante do EI aumentou a pressão sobre os EUA, que ainda não responderam ao assassinato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]