O aquecimento da campanha pela indicação para disputar a eleição presidencial de 2008 nos EUA fez muito bem ao senador democrata Barack Obama, noticia nesta quarta-feira o jornal "Washington Post". O jovem político vem conquistando cada vez mais apoio do eleitorado negro, que, pouco mais de um mês atrás, manifestava grande sustenção ao projeto presidencial da também senadora Hillary Clinton.

CARREGANDO :)

Hillary continua na liderança das pesquisas para a indicação democrata à corrida rumo à Casa Branca, de acordo com a última pesquisa "Washington Post-ABC News". Mas a vantagem que ela tinha sobre Obama caiu pela metade, especialmente pela migração de eleitores negros para a chapa do senador por Illinois.

A pesquisa revelou que Obama tem 44% do apoio dos eleitores da comunidade negra, contra 33% de Hillary. Na pesquisa anterior, entre dezembro e janeiro, a vantagem da ex-primeira-dama era esmagadora: 60% contra 20%.

Publicidade

No resultado geral, a senadora por Nova York ficou com 36% de apoio, contra 24% de Obama e 14% do ex-vice-presidente Al Gore. Hillary foi citada como a mais experiente para conduzir o país, e Obama foi tido como o mais inspirador.

Pelo lado republicano, Rudolph Giuliani aumentou sua vantagem sobre o senador John McCain. O crescimento da campanha do ex-prefeito de Nova York se deve à migração do eleitorado branco evangélico para o seu lado, apesar de Giuliani manifestar apoio ao direito ao aborto e a direitos dos homossexuais, duas questões de grande importância para religiosos conservadores.

Veja também
  • Maioria de norte-americanos fica aborrecida na sala de aula
  • Cheney retorna a Washington após susto no Afeganistão