• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou nesta quinta-feira (25) suas condolências às famílias das vítimas do acidente de trem que matou pelo menos 80 pessoas em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.

"Michelle e eu ficamos impactados e tristes com a notícia do trágico descarrilamento de um trem ontem em Santiago de Compostela", disse Obama em comunicado enviado pela Casa Branca.

O presidente também expressou sua "gratidão" ao governo espanhol e à equipe que está trabalhando para atender os feridos, inclusive turistas americanos.

"Hoje o povo americano chora com nossos amigos espanhóis, que estão em nossos pensamentos e orações. Estamos dispostos a oferecer qualquer ajuda que possamos nos dias difíceis que terão pela frente", disse.

O presidente enviou seus desejos de "uma recuperação completa" às 178 pessoas que ficaram feridas no acidente.

Já a porta-voz adjunta do Departamento de Estado americano, Marie Harf, declarou em entrevista coletiva que um cidadão americano morreu no acidente e confirmou, como foi publicado pela imprensa, que outros cinco ficaram feridos.

A porta-voz comentou que o governo de Obama ofereceu à Espanha ajuda no local do acidente e que funcionários americanos estão visitando os hospitais.

Em outro comunicado, o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, o senador de origem cubana Robert Menéndez, ofereceu suas "profundas condolências" pelo acidente.

"As imagens dilacerantes que chegam da Espanha são difíceis de ver", afirmou Menéndez ao destacar que os espanhóis "experimentaram tragédias nacionais antes", mas "são resistentes" e "se unirão para cuidar uns dos outros".

De acordo com a última apuração oficial, está confirmada a morte de 80 pessoas, das quais 53 já foram identificadas. Entre os 178 feridos há pelo menos 30 em estado crítico, incluindo quatro crianças.

O trem, que trafegava em alta velocidade, descarrilou em uma curva perto de uma estação. As causas do acidente estão sendo investigadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]