| Foto: KP/jy/KAI PFAFFENBACH

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai se reunir nesta terça-feira (29) com o líder cubano, Raúl Castro, em Nova York (EUA), anunciou a Casa Branca neste domingo (27).

CARREGANDO :)

EUA suavizam embargo e facilitam negócios com Cuba

Os Estados Unidos emitiram regulamentos que amenizam as restrições para empresas norte-americanas em busca de fazer negócios com Cuba e facilitam as viagens

Leia a matéria completa

O governo dos EUA e o de Cuba já tinham antecipado a possibilidade de uma reunião entre os líderes, que realizaram um encontro histórico no Panamá em abril durante a Cúpula das Américas.

Publicidade
Veja também
  • Putin diz que apoio dos EUA a rebeldes na Síria é ilegal
  • Papa exalta a família como núcleo da sociedade em encontro nos EUA
  • Brasil anuncia meta de reduzir 43% das emissões de gases do efeito estufa até 2030

No dia 18, a Casa Branca anunciou, após um telefonema entre Obama e Raúl Castro, a remoção de restrições ao comércio bilateral com Cuba e às viagens de americanos para o país, dentre outras medidas.

Foi a mais ampla operação de remoção de entraves comerciais, de viagens e de operações financeiras desde que os dois países iniciaram um histórico processo de aproximação em dezembro passado, depois de 50 anos de ruptura.

Em 20 de julho, foram restabelecidas as relações diplomáticas entre os dois países após mais de 50 anos de isolamento.

A reaproximação diplomática liderada por Obama e Castro contou com a intermediação do papa Francisco, que visitou Cuba e, em seguida, os EUA, onde encerra viagem neste domingo.

Publicidade