• Carregando...
Obama não vê mais McCain em seu "calcanhar": republicano perdeu ainda mais terreno após segundo debate | Jim Young / Reuters
Obama não vê mais McCain em seu "calcanhar": republicano perdeu ainda mais terreno após segundo debate| Foto: Jim Young / Reuters

Atrás nas pesquisas, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, perdeu ainda mais terreno com o segundo debate com o democrata Barack Obama, realizado na noite de ontem na Universidade Belmont, em Nashville, Tennessee.

A menos de um mês das eleições e com os EUA e o mundo sendo afetados pela pior crise financeira em oito décadas, os eleitores americanos parecem pouco inclinados a manter o Partido Republicano na Casa Branca depois de oito anos de George W. Bush como presidente do país.

Pesquisas realizadas logo depois do debate indicaram vitória de Barack Obama sobre John McCain no confronto. Uma sondagem CNN/Opinion Research indicou vitória de Obama por 54% a 30% no duelo. Uma pesquisa CBS News realizada apenas com eleitores indecisos também sugeriu vitória do democrata no debate, mas por margem menor: 29% a 27%.

Enquanto isso, na pesquisa diária realizada pelo Instituto Gallup, Obama voltou a ampliar nesta quarta-feira sua margem sobre McCain nas intenções de voto dos americanos desde o início da campanha: 52% a 41%.

Numa sondagem divulgada nesta terça-feira (7), Obama liderava por 51% a 42%. A margem anunciada nesta quarta, constatada numa pesquisa realizada entre os dias 5 e 7 de outubro, é a maior já obtida por Obama desde o início da campanha.

Quase todas as 2.747 entrevistas foram conduzidas antes do debate desta terça. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em discurso nesta quarta-feira a milhares de eleitores em Indianápolis, Obama reconheceu a ansiedade do público com a crise e instou os americanos a não entrarem em pânico.

"Essa não é a hora de ter medo e entrar em pânico", disse o candidato democrata. "Essa é a hora de ter liderança e ser determinado", afirmou. "Essa é uma nação que já enfrentou guerras e depressão econômica, grandes desafios e grandes ameaças", disse Obama.

Enquanto isso, o candidato republicano McCain e sua vice de chapa, Sarah Palin, planejam vários discursos nos estados-chave da Pensilvânia e Ohio, os quais McCain precisa conquistar para ter uma chance de bater Obama nas eleições de 4 de novembro.

O próximo e último debate entre os dois candidatos presidenciais americanos acontecerá no dia 15 de outubro, na Universidade Hostra, em Hempstead, Nova York. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]