• Carregando...

Washington - O presidente Estados Unidos, Barack Obama, fará uma visita hoje aos locais devastados no Alabama após uma série de tornados e tempestades que mataram pelo menos 295 pessoas em diversos estados. O anúncio da viagem do presidente foi feito ontem à noite pela Casa Branca.

"O presidente Obama vai viajar amanhã (hoje) para o Alabama para ver os danos, assim como para se encontrar com o governador (Robert) Bentley, com autoridades locais e estaduais e com famílias atingidas pelas tempestades", afirmou o governo em comunicado.

Obama já estava pronto para viajar ao sul dos Estados Unidos para participar do último lançamento do ônibus espacial En­­de­­avour e fazer um discurso de formatura no Miami Dade College, na Flórida.

A Casa Branca afirmou que Obama conversou ontem com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o de­­sastre no Alabama, Mississippi e de outros estados.

Eles disseram que a FEMA estava apoiando um "esforço de resposta robusta" feito pelas autoridades do Alabama e Obama pediu aos dois funcionários que sejam "agressivos e abrangentes" em seus esforços.

Obama solicitou que Fu­­gate seguisse ontem para o Alabama para coordenar a operação de socorro com autoridades estaduais e locais.

Durante a visita, Obama deverá discutir com autoridades dos estados atingidos um plano de recuperação da infraestrutura e, principalmente, da construção de casas para atender as milhares de pessoas que perderam suas residências.

Os prejuízos causados au­­mentam os problemas para o governo, que ainda não conseguiu se recuperar a crise fi­­nanceira que parou o país no final do governo de George W. Bush. O sul dos EUA foi atingido no ano passado pelo vazamento de petróleo no golfo do México, atingindo o litoral de vários estados, com danos ambientais e prejuízos para o turismo.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]