• Carregando...

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) fechou nesta quinta-feira (16) sua sessão extraordinária sobre o Reino Unido e o Equador com uma nova reunião convocada para sexta-feira (17), na qual os representantes decidirão se convocam um encontro de chanceleres para examinar o caso do fundador do Wikileaks, Julian Assange.

Os representantes dos países na OEA se reunirão de novo nesta sexta-feira às 15h locais (16h de Brasília) para votar a proposta de resolução apresentada nesta quinta-feira pelo Equador, que pede uma reunião de consulta de chanceleres para a próxima quinta-feira, 23 de agosto.

O Equador fez essa solicitação por causa da crise com o Reino Unido provocada pelo anúncio do país sul-americano que concederá asilo a Julian Assange, que permanece refugiado em sua embaixada em Londres desde o último dia 19 de junho, e a recusa do governo britânico a conceder um salvo-conduto ao fundador do Wikileaks.

A proposta de convocar uma reunião de chanceleres "de forma urgente", formulada pela representante equatoriana María Isabel Salvador, obteve o respaldo da maioria dos Estados representados na reunião, entre eles Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, Argentina, Uruguai e Paraguai.

No entanto, contou com a oposição de Estados Unidos e Canadá, que consideraram que o assunto concerne unicamente ao Reino Unido e ao Equador e que "uma reunião de chanceleres não teria um propósito útil", de acordo com o segundo representante americano na OEA, William J. McGlynn.

Para convocar uma reunião de consulta dos chanceleres do continente seria preciso uma maioria absoluta de votos a favor da proposta de resolução do Equador. No começo da sessão, a representante equatoriana condenou as "inadmissíveis ameaças vertidas explicitamente pelo governo britânico" contra seu país a respeito da possibilidade de ingressar "pela força" na delegação equatoriana em Londres, algo que "viola normas do direito internacional".

O observador permanente do Reino Unido na OEA, Philip Barton, ressaltou que seu país "não considera que ocorreria uma ameaça" à delegação do Equador e tem "a intenção de chegar a uma solução mútua e diplomática" sobre o caso. "Sob a legislação do Reino Unido temos a obrigação vinculativa de extraditar Assange à Suécia", declarou Barton, ressaltando que sua postura "não se refere à atividade do Wikileaks nem à postura dos EUA".

Por sua parte, Jonas Hafstrom, observador da Suécia na OEA, considerou "inaceitável" a atitude do Equador e rejeitou "categoricamente as acusações contra o sistema legal da Suécia".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]