• Carregando...

Damasco - Um oficial americano confirmou ontem que o exército realizou um ataque "bem-sucedido" na Síria no domingo para matar um homem suspeito de ter ligação com a Al-Qaeda, segundo informou a emissora CNN. Falando sob anonimato, ele revelou que o alvo da ofensiva era Abu Ghadiya, um iraquiano suspeito de contrabando de armas na fronteira da Síria com o Iraque. Autoridades sírias condenaram a ofensiva por "violar as leis internacionais", alegando que oito morreram e um ficou ferido.

Segundo fontes oficiais sírias, o ataque foi cometido por quatro helicópteros dos EUA que vieram do Iraque. A televisão síria divulgou ontem imagens do enterro coletivo das vítimas, ao qual milhares de pessoas assistiram, entre elas autoridades locais, moradores e parentes dos mortos.

Vítimas

Os relatos reproduzidos pela televisão durante o funeral indicam que entre as vítimas havia um guarda e quatro de seus filhos, com idades entre 16 e 24 anos. "Eram inocentes" e tudo o que faziam "era ganhar o pão de cada dia", afirmou um dos habitantes locais, que não foi identificado, e que qualificou o episódio como "uma ação covarde contra inocentes desarmados".

A Síria afirma que o ataque foi dirigido contra um solar em construção na região fronteiriça com o Iraque. Além dos oito mortos, duas pessoas ficaram feridas, entre elas a esposa do guarda, que disse à agência de notícias estatal Sana que alguns dos soldados americanos falavam árabe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]