Angela Merkel, chanceler em exercício da Alemanha, recebe flores do ministro das Finanças em exercício, Olaf Scholz, durante reunião semanal de gabinete em Berlim, 24 de novembro| Foto: EFE/EPA/MICHELE TANTUSSI / POOL
Ouça este conteúdo

Olaf Scholz deve suceder Angela Merkel como chanceler da Alemanha, após ter conseguido formar uma aliança sem precedentes entre sociais democratas, verdes e liberais, segundo anúncio divulgado nesta quarta-feira (24).

CARREGANDO :)

Após dois meses de negociações, o Partido Social Democrata (SPD) de Sholz, de centro-esquerda, anunciou que irá apresentar o seu acordo com o Partido Verde e o Partido Democrático Liberal (FDP) nesta quarta-feira. Os detalhes da coalizão serão divulgados durante uma entrevista coletiva com os líderes dos três partidos às 15 horas em Berlim (11 horas em Brasília).

A aliança marca o fim da era Merkel, que ocupou o cargo de chanceler da Alemanha por quatro mandatos, totalizando 16 anos. Ela permanecerá como primeira-ministra em exercício até que o novo governo seja formalmente aprovado em votação no Parlamento, o que deve ocorrer em duas semanas.

Publicidade

As negociações entre os três partidos, que têm visões divergentes sobre várias questões, foram longas e complicadas. Durante a coletiva desta tarde, serão anunciados os nomes que ocuparão os principais ministérios, incluindo o das Finanças, a pasta mais cobiçada pelos dois partidos menores.

Os três partidos começaram a negociar desde a eleição de 26 de setembro, vencida pelo SPD por uma pequena margem, e continuaram a debater a formação do novo governo até o último minuto.

Foram divulgados poucos detalhes das conversas a portas fechadas. Um acordo preliminar publicado no mês passado indica que a Alemanha vai adiantar o prazo para o fim do uso de carvão para energia de 2038 para 2030, além de ampliar o uso de energias renováveis.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]