• Carregando...

Ariel Sharon, em coma desde 5 de janeiro, foi declarado oficialmente incapacitado para exercer a função de primeiro-ministro, anunciou nesta terça-feira o governo de Israel. Assim o primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, será designado formalmente hoje como chefe do governo, segundo o que determina a lei no país, informaram fontes do Executivo.

Nesta sexta-feira termina o prazo de 100 dias fixados pela lei para que o chefe do governo seja substituído, caso se encontre impossibilitado de exercer suas funções.

A designação de Olmert será feita nesta terça-feira devido ao fato de começarem na quinta-feira, em Israel, os festejos do Pessach, a Páscoa judaica.

Sharon, de 78 anos, está em estado de coma, internado no Hospital Universitário Hadassah, em Jerusalém, desde 4 de janeiro, após ter sofrido uma série de hemorragias cerebrais.

Médicos disseram que ainda não há uma decisão sobre a possiblidade de encaminhar ou não Sharon a um hospital de reabilitação ou tratá-lo em sua fazenda de Sicomoros, situada no deserto de Neguev, no sul do país.

O primeiro-ministro foi submetido a oito intervenções cirúrgicas, uma delas para a extração de um terço de seu intestino grosso. Atualmente, Sharon se encontra em uma sala de UTI.

Tendo herdado a liderança do Partido Kadima, fundado por Sharon cinco meses antes de adoecer, Olmert venceu as eleições nacionais de 28 de março e, atualmente, negocia a formação da próxima coalizão de governo.

Olmert fará juramento como primeiro-ministro logo depois de formar a coalizão e de receber o obrigatório voto de confiança da Knesset (Parlamento).

Segundo a lei em Israel, Olmert terá 28 dias e outros 14 adicionais para formar o governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]