• Carregando...
OMS pede para China compartilhar dados sobre os primeiros casos de Covid-19
| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que a China compartilhe os dados sobre os primeiros casos conhecidos de infecção pelo novo coronavírus para que possa avançar na investigação sobre as origens da pandemia de Covid-19.

"Especificamente, para abordar a 'hipótese de laboratório', é importante ter acesso a todos os dados e considerar as melhores práticas científicas e observar os mecanismos que a OMS já tem implementados", afirmou a OMS em comunicado nesta quinta-feira, acrescentando que a próxima série de estudos incluirá um exame mais aprofundado dos dados brutos dos primeiros casos.

"Compartilhar dados brutos e dar permissão para nova análise de amostras não é diferente do que encorajamos todos os países, incluindo a China, a apoiar para que possamos avançar em nossos estudos sobre as origens de forma rápida e eficiente", continua a nota.

Também nesta quinta-feira, o diretor da equipe da OMS que viajou à China no início do ano para investigar as origens da pandemia pediu por um maior escrutínio ao laboratório que fica perto do local onde foram identificados os primeiros casos da doença na cidade chinesa de Wuhan.

O dinamarquês Peter Ben Embraek disse à uma televisão da Dinamarca que os investigadores deveriam buscar mais informações sobre o laboratório, uma instalação coordenada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Wuhan, noticiou o Wall Street Journal.

"É interessante que o laboratório foi realocado no dia 2 de dezembro de 2019: esse é o período em que tudo começou", disse Ben Embraek na entrevista. "Sabemos que quando um laboratório é mudado, há perturbações... todo o procedimento é sempre um elemento disruptivo na rotina de trabalho diária de um laboratório", completou o especialista em segurança de alimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]