Crianças jogam futebol na região de Rustemburgo, na África do Sul: poliomielite reapareceu também na Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão e Cazaquistão| Foto: Marcos Brindicci/Reuters

Cinco milhões de doses de vacina contra a poliomielite começaram a chegar na sexta-feira na África para a primeira parte de uma campanha de imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CARREGANDO :)

Uma campanha de vacinação realizada ao mesmo tempo em 15 países do continente foi lançada no fim do mês passado. O objetivo é imunizar 72 milhões de crianças entre zero e cinco anos de idade. Até o começo de novembro, a doença fez 767 vítimas em 19 países este ano.

O lote inicial de vacinas, procedente da Dinamarca, será distribuído na cidade portuária de Pointe-Noire, no distrito de Kouilou, na República do Congo, e em 16 distritos na província vizinha da República Democrática do Congo. Mais vacinas devem chegar até dezembro, destinadas ao Congo, à República Democrática do Congo e ao Norte de Angola.

Publicidade

Em entrevista à Rádio ONU, o diretor regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a África Ocidental e Central, Gianfranco Rotigliano, afirmou que a intenção é "vacinar todas as pessoas de forma a impedir a ocorrência de mais casos e mortes o mais rapidamente possível".

Na República do Congo, 58 mortes foram registradas até outubro, além de 120 casos de paralisia flácida, de acordo com a Iniciativa Mundial para a Erradicação da Pólio. A doença não era registrada no país desde o fim do século passado. A maioria dos casos afetou jovens entre 15 e 25 anos.O governo congolês lançou um plano de resposta de emergência, com apoio internacional.

A iniciativa é uma parceria público-privada da OMS, do Rotary International, do Centro Americano para o Controle das Doenças (CDC) e do Unicef.

A OMS recomendou aos viajantes provenientes e com destino ao Congo e à República Democrática do Congo que reforcem a dose da vacina. O alerta também abrange a província do Zaire, em Angola. O país conseguiu erradicar a pólio entre os anos de 2000 e 2005, mas os casos voltaram a aparecer. A Fundação Bill e Melinda Gates estima que serão necessários US$ 60 milhões (pouco mais que R$ 100 milhões) nos próximos três anos para voltar a eliminar a doença no território.

O reaparecimento da doença não se deu apenas na África. Casos foram registrados este ano no Tajiquistão, Turcomenistão, Cazaquistão e na Rússia. A Europa não tinha novas ocorrências de poliomielite desde 2002.

Publicidade

No Brasil, não há novos casos de poliomielite desde 1989.

A pólio é mais comum em crianças, mas também pode aparecer em pessoas de outras idades. A transmissão se dá por via oral, principalmente em água ou alimentos contaminados por fezes. O vírus infecta o sistema nervoso, se multiplica e pode causar a destruição dos neurônios motores (paralisia flácida), a meningite ou levar à morte.

Não há tratamento. A única medida eficaz é a imunização, feita por dois tipos de vacina – Salk (injeção em uso desde 1995) e Sabin (licenciada em 1962, administrada em gotas).