• Carregando...

Ondas gigantes atingiram a Indonésia, provocando pânico entre os moradores e destruindo barcos de pesca e barracos ao longo das praias.

Imagens de TV mostraram as ondas grandes atingindo a ilha de Bali, parte da costa da ilha de Java e Sukabumi, no oeste de Java, onde dezenas de residentes tiveram suas casas invadidas pela água.

- Mais de 400 pessoas deixaram suas casas desde que a Agência de Meteorologia e Geofísica informou que ondas de ressaca permaneceriam na ilha por três dias - afirmou o político Memo Hermawan.

Meteorologistas disseram que as ondas, que chegaram à costa da Indonésia na quinta-feira e continuavam nesta sexta-feira, não eram comuns e não estão ligadas à estação.

Ondas de quatro a cinco metros atingiram a baía de Jimbaran em Bali - conhecida pelos restaurantes de frutos do mar -, destruindo 100 barcos de pesca e obrigando garçons a recuperarem as cadeiras dos estabelecimentos na água.

Os meteorologistas alertaram os pescadores no domingo quando esperavam ondas maiores do que o comum. Além disso, foi proibida a prática de surfe na última semana até que a maré fique mais baixa na famosa praia de Kuta.

A rádio Shinta informou que em Aceh, no norte da ilha de Sumatra - onde 170 mil pessoas morreram ou estão desaparecidas devido à tsunami de 2004 - , também foi atingida pelas ondas.

- A Lua está alinhada com o Sol e isso resulta em maré alta - disse H. Sutrisno, chefe do centro de informações da agência de meteorologia. - As ondas grandes estão previstas para ficar mais três dias.

Outro meteorologista, Achmad Zakir, disse que as ondas foram resultado do acúmulo de ventos em apenas uma área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]