• Carregando...
Endeavour aterrisa na base da Força Aérea norte-americana na Califórnia | Gene Blevins / Reuters
Endeavour aterrisa na base da Força Aérea norte-americana na Califórnia| Foto: Gene Blevins / Reuters

Astronautas a bordo do ônibus espacial Endeavour, que completaram a missão de preparar a Estação Espacial Internacional (ISS) para a sua primeira tripulação de seis membros, aterrissaram em um local reservado na Califórnia.

Explosões sônicas ecoaram pelo deserto de Mojave quando a Endeavour regressou à atmosfera. A Nasa esperava que o ônibus regressasse à Florida, mas as condições ruins de tempo fizeram com que os controladores de vôo desviassem a nave para a base da Força Aérea norte-americana na Califórnia.

O comandante Chris Ferguson realizou uma série de manobras para diminuir a velocidade da nave de 100 toneladas antes da aterrissagem, que aconteceu após a quarta e última missão da Nasa no ano.

"Bem-vindos de volta. Esse foi excelente modo de encerrar um vôo fantástico", diz o astronauta Alan Poindexter à tripulação da nave a partir do Controle da Missão em Houston. Ferguson respondeu: "Nós estamos felizes por estarmos aqui na Califórnia".

A Endeavour foi lançada dia 14 de novembro do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A Nasa preferia que o ônibus aterrissasse na Flórida para poupar quase 2 milhões de dólares em custo de transporte da nave pelo país.

Viagem

Durante os 12 dias em que passou em órbita, a tripulação instalou um sistema de reciclagem de água que dará à Nasa a possibilidade de enviar três astronautas a mais para conviver com a tripulação na estação.

A próxima missão está programada para fevereiro, quando o último painel solar será instalado na estação. A Nasa planeja mais oito lançamentos de ônibus espaciais para a estação antes de aposentar as naves em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]