• Carregando...

Washington – O ônibus espacial Atlantis partirá na quarta-feira em uma missão de 11 dias com a qual serão retomados os esforços para concluir a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou hoje a Nasa.

O lançamento será realizado da plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy às 13h29 de Brasília após comprovar-se que a passagem da tempestade tropical "Ernesto" pela região de Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, não causou nenhum dano na quarta-feira. "Não houve problemas nas instalações nem nos sistemas de vôo do ônibus espacial", assinalou a agência espacial americana em comunicado.

O ônibus espacial levará até a ISS um eixo que contém dois conjuntos de painéis solares e um dispositivo rotatório que permitirá que os painéis sejam dirigidos rumo ao Sol de maneira permanente.

A instalação desses painéis, que acrescentarão 17,5 toneladas à massa do complexo, será realizada mediante três caminhadas espaciais e seu funcionamento duplicará a geração de energia elétrica para a estação, que ficará em uma órbita a 400 quilômetros da Terra.

Será a primeira missão de construção do complexo orbital em quase quatro anos, e essa tarefa se tornou urgente frente ao anúncio de que os ônibus espaciais serão aposentados em 2010.

Antes de serem substituídos por uma nova geração de naves, os ônibus espaciais americanos deverão realizar pelo menos mais 15 missões para completar a construção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]