• Carregando...

A agência para refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira que começará a transportar abrigo e outros materiais de socorro para o Timor Leste. Estima-se que cem mil pessoas tenham ficado desabrigadas por causa da violência e da pilhagem no pequeno país.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) também estava enviando uma equipe de emergência com dez especialistas para ajudar a erguer acampamentos para os desabrigados.

A operação de assistência do Acnur começa depois de quase 10 dias de incêndios criminosos e saques feitos por gangues aliadas a facções rebeldes do Exército e da polícia do Timor Leste, país que se tornou independente da Indonésia em 2002.

- O transporte aéreo está sendo organizado agora mesmo e esperamos que o primeiro vôo saia em breve - disse o porta-voz chefe do Acnur, Ron Redmond, em uma coletiva de imprensa, em Genebra.

Barracas, cobertores, forros de plástico, latas de gasolina e outros artigos básicos para até 30 mil desabrigados serão enviados de seus estoques em Amã, na Jordânia, disse Redmond.

Estima-se que cem miil pessoas estejam desabrigadas no Timor Leste, cerca de 65 mil delas morando em 30 acampamentos improvisados na própria capital, Dili, enquanto outras 35 mil pessoas fugiram para o interior.

A equipe internacional, escalada em seu plantão de emergência e rapidamente mobilizada para locais perigosos, incluirá especialistas em planejamento de acampamentos, logística, administração e proteção.

- Eles avaliarão a possibilidade de consolidar alguns desses campos improvisados de refugiados que surgiram em Dili. Eles buscarão, junto com o governo, os locais para estabelecê-los - disse Redmond. - Estamos conversando com as autoridades sobre a segurança para esses novos acampamentos, já que esse será um fator importante na tranquilização dos desabrigados.

A agência, situada em Genebra, interrompeu suas operações no Timor Leste durante o ano passado -- depois de ajudar a repatriar cerca de 220 mil refugiados que fugiram da violência ligada ao referendo da independência, em 1999 -- mas o "Acnur está voltando", disse Redmond.

O chanceler timorense José Ramos-Horta, que em 1996 ganhou o Nobel da Paz, foi indicado para o comando das Forças Armadas do país.

Houve confrontos isolados entre gangues durante a madrugada de sexta-feira. Dezenas de jovens invadiram um depósito de material do governo perto do QG da ONU na manhã, retirando mesas, cadeiras e equipamentos de escritório antes de serem rechaçados por tropas de paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]