Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assentamentos

ONU aponta “ambições territoriais” e denuncia anexação de terras

Caminhão com alimentos passa por bloqueio na Faixa de Gaza: ONU acusa “ocupação prolongada” de Israel nos territórios palestinos | Ahmed Zakot/Reuters
Caminhão com alimentos passa por bloqueio na Faixa de Gaza: ONU acusa “ocupação prolongada” de Israel nos territórios palestinos (Foto: Ahmed Zakot/Reuters)

A presença prolongada de Israel nos territórios palestinos da Cisjordânia, da faixa de Gaza e dos assentamentos em Jerusalém Oriental já se transformam numa "anexação de fato" das terras por parte do Estado judeu, denunciou ontem um relatório do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O alerta à comunidade internacional foi feito pelo relator Richard Falk, que elaborou o documento. O especialista reivindicou às Nações Unidas que se interessem mais pelas "consequências legais da prolongada ocupação".

Falk apresentou no CDH seu relatório sobre os territórios palestinos, muito deteriorados em termos humanitários por causa do severo bloqueio que Israel mantém sobre Gaza há mais de três anos. Segundo o relator, Israel viola a obrigação de "não alterar a integridade do território ocupado", o que se assemelha a "uma forma de conquista ou anexação territorial".

Além disso, sustentou que a ocupação israelense é um "destróier silencioso das aspirações palestinas" à sua livre determinação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.