Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

ONU pede criatividade para resolver impasse climático

Empresários reforçam presença na conferência de Cancún para pressionar por participação do setor privado

“Salve vidas em Cancún”, diz mensagem de ambientalistas em praia próxima ao resort onde se realiza  a Conferência do Clima | Ronaldo Schemidt/AFP
“Salve vidas em Cancún”, diz mensagem de ambientalistas em praia próxima ao resort onde se realiza a Conferência do Clima (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

Cancún - A chefe da Convenção do Clima da ONU, Cristiana Figueres, invocou ontem a deusa maia das artes, Ix Chel, para pedir aos países que usem "a razão e a criatividade" para conseguir resultados concretos na Conferência do Clima de Cancún.

Falando durante a abertura da COP-16, na manhã de ontem, a diplomata costa-riquenha comparou o acordo do clima a uma "tapeçaria", que para ficar mais elaborada depende de cooperação internacional.

"A via multilateral precisa ser o canal de confiança para o combate à mudança climática", afirmou Figueres.

Ela apontou, porém, diversos "buracos" na tapeçaria climática. Um deles é a necessidade de estender por mais um período de compromisso o Protocolo de Kyoto, para evitar que o mundo fique sem nenhum acordo do clima após 2012 – quando Kyoto expi- ra. Ontem, o Japão afirmou que não assinaria uma segunda fase de Kyoto, o que enfureceu os países em desenvolvimento.

A COP-16 começou com atraso. O forte esquema de segurança armado pelo governo mexicano isolou o Moon Palace, resort onde a reunião ocorre, e bloqueios policiais nas estradas provocaram atraso na chegada de delegados.

Setor privado

A pressão do setor privado na conferência não vai se dar somente por manifestos e cartas de posicionamentos divulgados à sociedade. Acontecerá também presencialmente. Dezenas de missões em­­presariais de vários países já em­­barcaram ou vão embarcar ao México para debater, em eventos paralelos à COP-16, a participação do setor privado na questão das mudanças climáticas. E cobrar avanços na conferência principal.

Entre os eventos de maior relevância destaca-se o World Climate Summit (WCS), que promete reunir mais de 300 lideranças empresariais e investidores de peso para discutir o assunto.

As principais companhias e entidades empresariais brasileiras também estão enviando representantes. A expectativa é que o total de participantes do setor privado em Cancún seja maior do que o da reunião de Copenhague.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.