• Carregando...
“Salve vidas em Cancún”, diz mensagem de ambientalistas em praia próxima ao resort onde se realiza  a Conferência do Clima | Ronaldo Schemidt/AFP
“Salve vidas em Cancún”, diz mensagem de ambientalistas em praia próxima ao resort onde se realiza a Conferência do Clima| Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Negociações

Questões de difícil entendimento em Cancún:

O Fundo Verde

- Os países industrializados se comprometeram em Copenhague a mobilizar US$ 100 bilhões de por ano até 2020 para ajudar países pobres. Mas sua gestão é objeto de debate. Os países em desen­­volvi­­mento querem que dependa da ONU, enquanto outros, como EUA, pedem independência.

Transferência de tecnologia

- Trata-se de ajudar os países mais vulneráveis a ter acesso às tecnologias que permitem reduzir as emissões de CO2.

Emissões de gases de efeito estufa

- A conferência deverá buscar uma fórmula jurídica para fixar cortes de emissões de CO2 até 2020, conforme prevê o Acordo de Copenhague.

Desmatamento

- Cancún pode tornar efetivo o mecanismo REDD+, que consiste em pagar compensações financeiras aos países que reduzirem o desmatamento ou a degradação de suas florestas.

Cumprimento de metas

- O controle dos esforços realizados para reduzir as emissões de CO2 é um dos temas mais espinhosos da negociação. China, principal emis­­sor mundial, é reticente ao controle exterior de seus planos climáticos.

Fonte: Da Redação, com agências

Cancún - A chefe da Convenção do Clima da ONU, Cristiana Figueres, invocou ontem a deusa maia das artes, Ix Chel, para pedir aos países que usem "a razão e a criatividade" para conseguir resultados concretos na Conferência do Clima de Cancún.

Falando durante a abertura da COP-16, na manhã de ontem, a diplomata costa-riquenha comparou o acordo do clima a uma "tapeçaria", que para ficar mais elaborada depende de cooperação internacional.

"A via multilateral precisa ser o canal de confiança para o combate à mudança climática", afirmou Figueres.

Ela apontou, porém, diversos "buracos" na tapeçaria climática. Um deles é a necessidade de estender por mais um período de compromisso o Protocolo de Kyoto, para evitar que o mundo fique sem nenhum acordo do clima após 2012 – quando Kyoto expi- ra. Ontem, o Japão afirmou que não assinaria uma segunda fase de Kyoto, o que enfureceu os países em desenvolvimento.

A COP-16 começou com atraso. O forte esquema de segurança armado pelo governo mexicano isolou o Moon Palace, resort onde a reunião ocorre, e bloqueios policiais nas estradas provocaram atraso na chegada de delegados.

Setor privado

A pressão do setor privado na conferência não vai se dar somente por manifestos e cartas de posicionamentos divulgados à sociedade. Acontecerá também presencialmente. Dezenas de missões em­­presariais de vários países já em­­barcaram ou vão embarcar ao México para debater, em eventos paralelos à COP-16, a participação do setor privado na questão das mudanças climáticas. E cobrar avanços na conferência principal.

Entre os eventos de maior relevância destaca-se o World Climate Summit (WCS), que promete reunir mais de 300 lideranças empresariais e investidores de peso para discutir o assunto.

As principais companhias e entidades empresariais brasileiras também estão enviando representantes. A expectativa é que o total de participantes do setor privado em Cancún seja maior do que o da reunião de Copenhague.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]