• Carregando...

A conferência de paz conhecida como "Genebra 2", com o objetivo de encerrar o conflito na Síria, será realizada em 22 de janeiro, informou um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em comunicado nesta segunda-feira (25), encerrando seis meses de discussões sobre a data do encontro.

"Nós iremos a Genebra numa missão de esperança", disse o comunicado, sem informar quem vai participar do encontro ou se o Irã será convidado - uma questão que já provocou divisões entre EUA e Rússia no passado.

No entanto, Ban espera que "todos os parceiros regionais e internacionais demonstrem apoio significativo para negociações construtivas", disse o comunicado.

O encontro tem como objetivo levar o governo sírio e a oposição à mesa de negociações, pela primeira vez, após quase três anos de conflito.

O objetivo da conferência, conhecida como "Genebra 2", é implementar o Comunicado de Genebra, de 30 de junho de 2012, que prevê a criação de um órgão de governo de transição com poderes executivos completos, incluindo sobre entidades militares e de segurança, com base no consentimento mútuo.

Ban "espera que os representantes sírios venham para Genebra com um claro entendimento de que este é o objetivo, e com uma intenção séria de acabar com uma guerra que já deixou mais de 100.000 mortos", disse o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]